segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Descubra seus Talentos e Dons Espirituais!

Talentos e Dons espirituais



Faça o download deste estudo bíblico completo em áudio MP3 (16 MB)

Olá, amigo(a) leitor(a) !


É bem provável que você já tenha feito a você mesmo algumas perguntas como:
  • Por que eu nasci?
  • O que eu faço bem?
  • Quais são as minhas qualidades? (na maioria dos casos, essa pergunta já foi feita em alguma dinâmica de grupo)
          O objetivo deste Estudo Bíblico é esclarecer suas dúvidas em relação à capacitação que Deus lhe deu para o cumprimento do propósito Dele para sua vida e de seus sonhos. Se você ainda não leu o estudo bíblico "O propósito de Deus para sua vida - Não desista!", sugiro que faça isso agora.

          Antes prosseguir na leitura, ore a Deus pedindo que fale com você por meio do Espírito Santo, trazendo entendimento e clareza. Sugiro que ore assim: "Senhor Deus, criador de todas as coisas, meu amigo, quero iniciar a leitura deste estudo pedindo que o Seu Espírito Santo me ajude a compreender com clareza tudo o que irei ler, pois quero aprender com o Senhor como devo agir em minha vida, pois sei que o Senhor tem o melhor para mim. Eu peço e já lhe agradeço em nome de Jesus. Amém! ".

          Certamente, o Espírito Santo já aceitou o seu convite e irá ajudá-lo a compreender com clareza esse estudo.

          Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência. Deus não colocou qualidades em você para serem utilizadas de maneira medíocre, mas para serem ferramentas poderosas no cumprimento do propósito Dele para sua vida.

          Possivelmente, a primeira dúvida que lhe intrigou no início da leitura deste estudo refere-se às próprias palavras utilizadas no título: Talento e Dom espiritual. Você pode ter se perguntado: "Qual a diferença entre esses dois termos?"
 

TALENTO
 
          Você lembra (nas histórias de seus pais) quem lhe deu o primeiro presente quando nasceu? Deus. Ele deu o primeiro presente a você: um Talento. Isso é um privilégio e tanto para o ser humano. Deus nos criou e, imediatamente, deu-nos um talento. Aquilo que você sabe fazer como ninguém, que lhe rende elogios por todos, é um talento, um presente dado por Deus a você.

          Esse talento lhe permite desenvolver outras qualidades durante toda a vida, para que você realize tudo com excelência. Porém, quando você não conhece o seu talento, não é possível desenvolvê-lo, ou seja, ele se transforma em um recurso inutilizado ou subutilizado.

          Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.

          A pergunta para você neste momento é: "Qual é o seu talento?". A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que não tem nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a você.
 
 
DOM ESPIRITUAL
 
          Semelhantemente ao talento, um dom espiritual também é dado ao homem após o seu nascimento, porém, não é no nascimento do ventre da mãe, mas sim no nascimento do novo homem quando aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e confirma essa aliança por meio do batismo. Quando se fala em batismo é sempre interessante explicar o seu significado. Algumas doutrinas religiosas deturpam a verdade bíblica sobre o batismo batizando os recém-nascidos, porém isso não tem nenhuma validade na confirmação da aliança com Deus, pois o batismo é a atitude decorrente do arrependimento de uma pessoa e de sua fé na remissão dos pecados alcançada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Leia no capítulo 3 do Evangelho de Mateus o motivo pelo qual João Batista chamava as pessoas para serem batizadas: "Arrependei-vos". Pergunte-se agora para refletir: "É possível uma criança recém-nascida se arrepender?". Para que haja arrependimento, é necessário que haja consciência dos atos, o que uma criança recém-nascida não possui.

De quem eu recebo um dom espiritual?

Romanos 12:3-6 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;



 
 
 
 
 
 

Efésios 4:7 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

 
 
 
Para que eu recebo um dom espiritual?

1 Pedro 4:10 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.



 
 
 
          Recebemos um dom espiritual para que o usemos no corpo de Cristo, ou seja, na vida da igreja. Lembre-se: a igreja é composta por todos aqueles que reconhecem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, e não o prédio no qual um grupo de irmãos se reúne.

          O Espírito Santo nos dá diferentes dons para que possamos usá-los para nos completarmos no corpo de Cristo. Quando você não reconhece o dom espiritual que Deus lhe deu e não o desenvolve, a igreja se enfraquece, pois, como um corpo, algum outro membro deverá realizar a sua função, porém nunca realizará da forma como você pode fazer, pois esse membro não recebeu o dom que você recebeu.

Como descobrir meu dom espiritual?
 
          Descubra a sua motivação básica. O dom está ligado diretamente a uma motivação que você passou a ter depois da conversão, e revela-se no que realmente temos prazer em fazer. Pense naquilo que você faz até o fim, sem desistir. É bem provável que seu dom esteja relacionado a isso.

A Bíblia nos dá uma lista de dons espirituais em passagens diferentes:1 Coríntios 12:1-12, Romanos 12:3-8.

1 Coríntios 12:1-12 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.



 
 
 
 
 
Romanos 12:3-8 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.



 

Observe em Efésios 4:10-13 que o objetivo dos dons espirituais é o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço e para a edificação do corpo de Cristo, para que todos possamos ser um em Cristo e possamos ter o mesmo caráter que Ele.

Efésios 4:10-13 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,


 

Resumindo a lista de dons espirituais descritos na Bíblia:
  • Palavra de sabedoria (aconselhamento)
  • Palavra de ciência (ensino)
  • Fé incomum
  • Dons de curar
  • Operação de maravilhas
  • Profecia
  • Discernir espíritos (libertação e batalha espiritual)
  • Falar em línguas variadas
  • Interpretação das línguas
  • Ministração
  • Ensino
  • Exortação (motivação)
  • Generosidade
  • Liderança

Posso perder o meu dom?
 
          Em Romanos 11:29, está escrito "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Você não perderá os seus dons espirituais, porém, se você não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que você desenvolva seu dom.
 
 
Pense nas seguintes perguntas:
  • Sei qual é o meu dom espiritual?
  • Estou desenvolvendo em meu dom?
  • Uso o meu dom para meus benefícios ou para beneficiar os meus irmãos?
          Para você que já aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, é bem provável que, no grupo de irmãos do qual você participa, existam pessoas (ou até mesmo você) que digam: "Ah, minha igreja é fria, pouca gente se envolve", "O pastor da minha igreja não é muito dedicado" ou qualquer outra frase que aponte erros dos outros. Porém, pergunto-lhe: "O que você está fazendo com o dom espiritual que Deus lhe deu?". Da mesma forma que as pessoas que você ou os outros acusam, você recebeu um dom espiritual de Deus que ninguém pode tirar e que precisa ser desenvolvido para o aperfeiçoamento de seu caráter e para a edificação de todos os irmãos que congregam com você.
 
          É necessário que você pare de se omitir na vida da igreja e creia que Deus o capacita para exercitar o seu dom. Assuma o seu papel no corpo de Cristo para que pessoas sejam evangelizadas e tenham suas vidas transformadas pelo poder de Deus.
 
          Quando você não conhece ou não desenvolve o seu dom espiritual, outras pessoas "se dobram" para realizar aquilo que Deus deu para você realizar, prejudicando o "funcionamento" do corpo, pois, se o seu irmão se esforça para fazer a sua função sem o seu dom, outro irá se esforçar para fazer a função dele e sempre haverá algo que não será realizado.

Deus o chamou para ser um vaso nas mãos Dele. Apenas permita ser cheio do Espírito Santo.

          Ore agora mesmo para confessar a Deus suas falhas e pedir que Ele o fortaleça para realizar aquilo que Ele deseja. Dedique-se, leia a Palavra de Deus, assista a pregações, leia livros sobre os princípios de Deus.

          Se você se omitiu até hoje da vida no corpo de Cristo, sugiro que ore assim: "Senhor, meu Deus, eu quero confessar ao Senhor todas as minhas falhas (fale tudo o que vier a sua mente), pois estou arrependido de não ter obedecido ao Seu chamado para mim, omitindo-me do corpo de Cristo e blasfemando daqueles que têm se esforçado para cumprir a parte que cabe a mim. Peço que o Senhor me fortaleça, pois reconheço que dependo totalmente do Senhor para usar o dom que me deu. Eu O agradeço em nome Jesus. Amém."

Quando você depende totalmente de Deus, Ele o capacita.

          Se você não conhece o dom espiritual que Deus lhe deu, ore para que Ele o revele. Faça isso todos os dias até que Ele o revele. Deus não despreza a sua oração. Quando descobrir o seu dom espiritual, ore para que Deus use a sua vida poderosamente conforme a vontade Dele.

Deus abençoe a sua vida abundantemente!

Voltar ao topo
Entre em contato conosco pelo e-mail: estudos@viveremverdade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares