terça-feira, 27 de agosto de 2013

Origem dos Gentios: Descendentes de Noé



Origem dos Gentios

          Segundo a Bíblia, todos os humanos descendem de Noé, através de seus três filhos, Sem, Jafé e Cã. Gênesis, capítulo 10, alista 70 descendentes de Noé, dizendo: “[Destes] é que as nações se espalharam pela terra.” (Gênesis 10:32) Um dos muitos modos de serem classificadas essas nações é com referência à cor da pele. Na pele de todos os humanos normais há um pigmento marrom escuro chamado melanina.

          Noé e seus três filhos tinham todos certa medida desse pigmento escuro. De Sem procedem os babilônios, os assírios, os judeus e os árabes, que variam na cor da pele de clara para morena clara. Os descendentes de Jafé, que incluem as raças indo-européias, variam de pele clara para morena escura. Quanto a Cã (que significa trigueiro ou queimado do sol), alguns de seus descendentes, mas não todos, tinham pele escura. Os egípcios, de pele morena clara, descenderam de Mizraim, filho de Cã. Canaã, filho de Cã, que foi amaldiçoado por Deus por causa de má conduta, era antepassado dos cananeus de pele clara.

          Jafé e sua esposa achavam-se entre os oito ocupantes da arca, sobrevivendo assim ao Dilúvio. (Gên 7:13; 1Pe 3:20) Não tiveram filhos até após o Dilúvio, mas depois tiveram sete filhos: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. (Gên 10:1, 2; 1Cr 1:5) Destes filhos, e também de alguns netos, provieram aqueles dos quais “se espalhou a população das ilhas das nações [“nações disseminadas pelos litorais”; PIB] pelas suas terras, cada um segundo a sua língua, segundo as suas famílias, pelas suas nações”. (Gên 10:3-5; 1Cr 1:6, 7) Historicamente, Jafé foi o progenitor do ramo ariano ou indo-europeu (indo-germânico) da família humana. Os nomes de seus filhos e netos são encontrados em textos históricos antigos como referentes a povos e tribos que moravam principalmente ao N e ao O do Crescente Fértil. Parecem ter-se disseminado do Cáucaso para o L, até a Ásia Central, e para o O, através da Ásia Menor, até as ilhas e terras litorâneas da Europa, e, talvez, até a Espanha. Tradições árabes afirmam que um dos filhos de Jafé foi também o progenitor dos povos chineses.

          Cã era pai de quatro filhos, Cus, Mizraim, Pute e Canaã. (Gên 10:6; 1Cr 1:8) Os etíopes, os egípcios, algumas tribos árabes e africanas, e os cananeus descenderam destes filhos. Embora se afirme que algumas das tribos e nações camitas alistadas em Gênesis, capítulo 10, falavam uma língua semítica, isto não refuta que tenham sido de descendência camítica, ou que tenham originalmente falado uma língua camítica. Muitos povos adotaram a língua de seus conquistadores ou de outros povos com os quais se associaram, ou da terra para onde migraram.

          A evidência bíblica e evidências históricas indicam que Sem foi assim o progenitor dos povos semíticos: os elamitas, os assírios, os primitivos caldeus, os hebreus, os arameus (ou sírios), diversas tribos árabes e talvez os lídios da Ásia Menor. Isto significaria que a população descendente de Sem ficou concentrada principalmente no canto sudoeste do continente asiático, estendendo-se através da maior parte do Crescente Fértil e ocupando uma considerável parte da península Arábica.

As nações Jafetitas:(Geralmente Cáucaso)

Gomer: cimérios da antiguidade clássica (EZ.38:6)
Magogue (EZ.38:2)Jofefo os identifica como os citas.
Madai: Medos(IS 21:2)
Javã: Gregos,particularmente os jônios asiáticos(EZ.27:13)
Tubal e Meseque: (EZ.27:13)citados no perioso Assírio
Tiras: Tursenois que viviam nas ilhas setentrionais do mar Egeu e eram geralmente piratas.


As nações Camitas:(geralmente África)

Mizraim: Egipcíos
Pute:Região em torno de Cirene no Norte da África
Canaã: Nome usado para designar os descendentes de Cã.(GN.9:18)
Cuxe: Cuxitas da mesopotâmia inferior terra de Sinar (GN.10:8-12)
Havilá:
Raamá

As nações Semitas:(Geralmente oriente-médio)

Assur:Assírios(GN 10:11)
Lude:Lídios
Arâ:Arameus
Elameus
Abraão era semita,portanto Árabes e Judeus o são.

Fonte(s):

Arqueologia do Velho Testamento
Merril F.Unger
Imprensa Batista Regular

16 comentários:

  1. A salvação tem muito haver com a origem que as pessoas tiveram em relação as tres nações descendentes de Sem, Cão e Jafé.
    Cão amarga-se com uma maldição tão forte e tão avassaladora que segundo a bíblia perdeu-se o direito até mesmo de ter uma terra exclusivamente sua. A terra por onde esteve e que recebeu o nome do seu filho Canaã, não era sua por direito, tanto que Deus a doou para os descendentes de Sem. Jafé não foi condenado, mas foi posto na condição de submisso a Sem. Por esse Jafé, intermediário entre Sem e Cão está o segredo da existência do evangelho, pois o evangelho não existe para quem está decidido, mas para oferecer oportunidade aos não decididos a se decidirem. Cão está decidido e não se espantem por esta afirmação: Há uma classe de pessoas que não se submetem a ninguém, nem ao evangelho, nem a Deus e muito menos a justiça. São pessoas que se assemelham a gigantes e autossuficientes. Jesus diz que só os humildes são passíveis da salvação, porque apesar de não estarem muitas vezes na verdade, não resistem o poder e a graça da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Canaã foi que recebeu a maldição!

    ResponderExcluir
  3. Cam, na verdade. Canaã é um local. Cam, um dos filhos de Noé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canaã é filho de Cam e pai dos cananeus que deram origem a cidade de Canaã.

      Excluir
  4. Grande conhecido gostaria de imprimir o que eu faço. Será possível mandá pelo em:mail

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. maravilha de comentário genealógico muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Pelo o que entendi a descendência do filhos de Noé gerou os gentios na terra é isso ?

    ResponderExcluir
  8. Olá, é possível s descendentes de Cam trazer sobre si essa maldição ainda nos tempos de hoje?

    ResponderExcluir
  9. Logo entende q Abraão é descente de Sem q são os judeus ?

    ResponderExcluir
  10. Apesar dos privilegios e a das maldições,Jesus veio simplificar tudo:Quem crê será salvo e quem não crê ja esta condenado!

    ResponderExcluir
  11. Somos salvos pela fé e pelo o que ouvemos ,pela graça que foi nos dado na cruz do Carvalho por intermédio de Cristo Jesus da tribo de Judeus 🙇

    ResponderExcluir

Postagens populares