terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que realmente é Orar em Línguas? Isso realmente funciona? Quais suas Variedades?

 
 

SOBRE O ORAR EM LÍNGUAS


Sobre o Orar em Línguas
          É muito glorioso abordarmos esse assunto, que tem nos edificado tanto, e alavancado nossa Vida no Espírito! Somos testemunhas vivas de que existe algo de muito especial para a Vida Cristã, no falar em Línguas! O Ap. Paulo teve verdadeiramente um motivo muito especial para deixar relatado, pelo Espírito Santo, em 1 Co 14: 18  “Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.”.
          E Deus tem nos ministrado e nos direcionado a buscar uma vida de oração em línguas hora após hora.
          Antes de falar sobre o que a oração em línguas influencia na nossa Vida no Espírito, e como funciona essa edificação dentro de nós, precisamos rapidamente abordar sobre os tipos de línguas que a Bíblia descreve:
1)     Línguas como um sinal para os incrédulos (1 Co 14:22)
Fenômeno que aconteceu em Dia de Pentecostes (At 2: 4-11). Isto acontece quando do Espírito Santo transcende o intelecto e todas as barreiras de linguagens pela capacitação sobrenatural de um cristão de pregar, ensinar ou testificar sobre Cristo em alguma Língua dos homens, da qual este cristão não tenha conhecimento.
 
2)     Línguas como profundos gemidos para intercessão. (Rm 8:26)
Esta variedade de línguas leva o crente a uma intercessão pela sua própria vida, sua família, sua igreja, sua cidade ou nação, etc. Deus pode levar a pessoa a interceder por alguém ou alguma situação totalmente desconhecida por ele.

3)     Dom de Línguas para interpretação (1 Co 12:10 e 14:5)
Habilidade sobrenatural, dada por Deus, de trazer uma Palavra de Deus para a edificação da Igreja, por meio de uma língua desconhecida, seguida da Interpretação de Línguas (habilidade sobrenatural, dada por Deus, de interpretar essas Línguas) pela mesma pessoa, ou por outra.
 
4)     Línguas para edificação pessoal (1 Co 14:4)
Linguagem sobrenatural que o Espírito Santo ora através de nós, decorrente do Batismo no Espírito Santo (a única evidência bíblica do batismo no Espírito Santo - Ler Lc 24.49; At 1.4; 2.14; 2:1-4; 10:44-46;  19:1-7; 8:15-18; ), disponível para todos os crentes (Mc 16:17), onde nosso espírito é edificado na fé (Jd vs 20) - É uma linguagem do Espírito Santo, no qual somos ministrados por Ele (1 Co 14:4) (ao orarmos em línguas), acerca das Grandezas de Cristo escondidas em mistérios (1 Co 14:2), revelados pelo Espírito Santo (que veremos logo abaixo).
 
          Claro que só será possível explanar parte deste assunto, pois nem mesmo um livro de muitas páginas, não poderia abordar sobre a variedade de línguas na sua totalidade, porém vamos nos ater aos dois últimos tipos de línguas, pois muitos têm se equivocado a respeito do assunto.
Em 1 Co 14, Paulo tem por necessidade instruir a igreja de Corinto sobre a ordem no culto a Deus. E ali ele fala sobre dois tipos de línguas: Línguas para edificação da Igreja, e Línguas para edificação pessoal.
          Entendemos que ali, muitos tomavam a “vez da palavra”, para orar em línguas, sem que tivesse a interpretação, sendo em vão a oração em línguas, já que ninguém entendia (elas oravam em línguas, porém não era o dom de línguas, que segue do dom de interpretação)... e Paulo instrui as pessoas que não tinham a interpretação dessas línguas, ou quem pudesse interpretar, para que não fizesse isso, mas se calasse, e buscasse em Deus o dom de interpretação de línguas, ou o dom de profecia, pois como edificar a igreja com uma linguagem que ninguém entende? Paulo estava ensinando que aquele tipo de línguas não era o Dom de Línguas seguido de interpretação, mas era a variedade de línguas para a edificação pessoal.
 
          O grande equívoco é que muitos ensinam que esta passagem se trata apenas de um tipo de línguas.
 
Vamos identificar então, no texto, as duas variações:
1)     Línguas para edificação pessoal:
1 Co 14:2 “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.”
Se não fala aos homens, então não se trata do dom de línguas que segue o dom de interpretação (pois este sim, fala aos homens, fala à igreja para edificação do Corpo), mas se trata da variedade de línguas para edificação pessoal – 1Co 14:4 “O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.”
2)     Línguas para a edificação da Igreja:
Entre esses versículos, ele ressalta o dom de profetizar, no qual este sim edifica a igreja.. veja:
Vs 1  “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.”
Vs 3 “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.”
Vs 5 “E eu quero que todos vós faleis em línguas (para a edificação pessoal), mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação (Dom de Línguas de 1 Co 12:10, que é seguido do dom de interpretação – para edificação da Igreja).
No versículo 5, Paulo começa a falar no meio do assunto, sobre o dom de línguas, que segue o de interpretação... e notem, este é para a edificação da Igreja.
 
          Paulo aqui está orientando a Igreja para que, o que levantar a voz se direcionando para a igreja, falando em línguas, que seja pelo meio do Dom de Línguas, e este, tem que ter o intérprete (Dom de Interpretação), caso contrário, se cale perante a igreja, porém continue orando em línguas (falando), consigo mesmo e com Deus, pois este então, é a oração no Espírito, para sua própria edificação:
Vs 27  “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.”
Vs 28  “Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”
 
No nosso contexto:
Línguas estranhas para edificação da Igreja, com interpretação: Este pega o microfone, e passa a mensagem (com a interpretação) para a Igreja
Línguas estranhas para edificação pessoal: Não pega microfone, pois não é linguas para edificação da igreja, ninguém vai entender! Porém, continue falando em línguas, consigo mesmo e com Deus, para sua própria edificação!
 
Por que somos edificados quando praticamos a oração em Línguas?
 
          No livro de Judas, no versículo 3, Judas diz que ele teve por grande necessidade escrever-nos a nós batalharmos pela fé, que uma vez foi dada aos santos.
Vs 3 "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos."
          O Espírito Santo incomodou ele, ao ponto dele ver a grande necessidade de nos ensinar... notem as expressões do texto: “procurando eu escrever-vos com toda a diligência”, “tive por necessidade escrever-vos” “e exortar-vos a batalhar”
         Judas quis deixar relatado neste seu livro, que é possível nós fazermos algo de grande importância na nossa vida cristã, para que a fé permanecesse em nós ao ponto de sermos guiados pela fé, e não por vista, para que possamos ser diferente dos homens carnais (vs 4 ao 19), que são guiados pelo seus sentidos (pelo que vê, ouve, sente – vs 19)
vs 19 "Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito."
No vs 19, a palavra “sensuais” que significa “relativo aos sentidos” (e não relativo à sensualidade - sexualidade), se refere a ser guiados por aquilo que vê, ouve e sente... guiados pelos seus sentidos...  e isso é, contrário a fé.
           Quem é guiado por fé, crê no que a Palavra diz, e não no que a circunstancia diz! As circunstancias mexem com nossos sentidos, nossa alma, mas os que tem o Espírito Santo, não podem ser abalados pelas circunstancia, não vivem automaticamente, pois vivem pela fé!
 
No vs 20, Judas então, sem nenhum segredo, revela qual o meio então de permanecermos, de batalharmos por essa fé que recebemos:
 
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,” (vs 20).
 
          Quando oramos em Línguas, que é a linguagem do Espírito Santo, estamos batalhando pela nossa fé!
         Somos edificados na nossa fé orando no espírito!
1Co 14:4 “O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo...
Somos edificados no nosso espírito, numa fé inabalável, quando oramos em linguas! 
 
Mas como isso acontece? Como podemos entender melhor essa edificação?
 
1Co 14:2 “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.”
 
          O Evangelista Dave Roberson, evangelista congressista internacional, autor do livro “O Andar no Espírito - O Andar no Poder”,  se aprofundando neste tema, se perguntou: “Se eu entender o que significa [mistérios] de 1 Co 14:2, eu saberei como funciona a oração no Espírito dentro de mim...” e ele pesquisou (como qualquer um de nós se pesquisarmos chegaremos a essa Verdade) pedindo a Revelação de Deus sobre a palavra mistérios... e sem enigmas, ele descobriu que, quase todas as vezes, a palavra “mistérios” na Bíblia se refere ao que Jesus fez na cruz, ou seja, tudo que Jesus fez, É, e fará em nossas vidas! (Rm 16:25, 1Co 2:7, Ef 1:9, Ef 3, Cl 1:26-27, etc.)
          Quando oramos em línguas, estamos sendo edificados pois estamos falando a linguagem do Espírito Santo sobre as coisas a cerca de Jesus, ou seja, estamos recebendo no nosso espírito, uma ministração do Espírito Santo, revelações sobre o que Jesus Cristo é, fez e fará em nossa vida!
          Não é uma pregação do Billi Gramn, Lutero, Benny Hinn, Dave Roberson, e nem um outro mortal, passivo de erros por causa de suas limitações, mas é a pura revelação do céu, direta do Pregador, nosso Ajudador e Mestre Espírito Santo, que nos guia a toda verdade, que ministra no nosso espírito, a Palavra de Deus – Jesus é a Palavra, o Verbo Vivo! Por isso somos edificados!

           Simplismente, ao orarmos em línguas, o Espírito Santo está implantando a Verdade de Deus dentro de nós! Então, cheios da Verdade de Deus dentro de nós, poderemos alcançar em Deus, por causa dessa fé edificada na Palavra ministrada pelo Espírito Santo, coisas que não conseguíamos alcançar... estaremos com a Mente de Deus implantada dentro de nós! O Espírito Santo é o único capaz de realizar essa obra, pois só Ele entende a Mente de Deus... e só por Ele podemos ter parte dessa Mente!
Como somos edificados numa língua que não entendemos? Explicação no sentido figurativo!
 
          Uma CPU de um computador, veio com o Sistema Operacional (S.O.) corrompido, pois o desenvolvedor deste S. O. , “Adão”, implantou este S. O. cheio de vírus.. o vírus “PECADO”, e corrompe qualquer outro programa dentro de você, Sr. CPU!
Mas, passamos por uma formatação do S. O., onde o S.O. corrompido é deletado, e o Supremo desenvolvedor “Espírito Santo” instala um novo S. O. chamado “espírito humano” dentro de você CPU, onde é possível funcionarmos sem vírus, e o melhor... atualizações sem perda de conexão com o desenvolvedor Espírito Santo! Mas muitos programas instalados anteriormente foram contaminados com esses vírus “pecado”.
          Mas o Desenvolvedor Espírito Santo, então, criou e instalou no S.O, bastando apenas dar um click, um plugin chamado “oração em línguas” capaz de fazer downloads de todos os programas que precisamos para funcionar bem, livre de vírus, livre de defeitos, todos funcionam perfeitamente!
          Isso mesmo, Sr. CPU, você tem disponível downloads infinitos, para fazer, bastando clicar em “oração em línguas”, e iniciar estes downloads!  
Este download não vem na sua Linguagem, pois nossa linguagem foi corrompida! Mas é a Linguagem perfeita do desenvolvedor Espírito Santo! Esses arquivos vem compactados, ou seja, decodificados! Você não entende!
          Mas mesmo você não entendendo, o arquivo é instalado, junto ao seu Sistema Operacional “espírito humano”, e quanto mais você realiza downloads, mais arquivos estão sendo armazenados dentro de você, CPU!
         O Desenvolvedor Espírito Santo, criou um meio de descompactar estes arquivos decodificados, e este descompactador de arquivos do Espírito Santo se chama “REVELAÇÃO”, e entra em funcionamento quando o Espírito Santo identificar sinais de ALERTA no seu S. O.!
          Então, diante desta ameaça no seu S.O., o descompactador REVELAÇÃO, descompacta todos os arquivos baixados na “oração em línguas” descodifica aquilo que você não entendia, porém que foi instalando dentro de você, e bloqueia ameaças, faz seu S.O. funcionar melhor, te auxilia nas dificuldades, te ajuda nas suas fraquezas, substitui os programas corrompidos pelo velho S. O., te faz mais que vencedor, te faz uma CPU cheio de fé, e te faz viver uma VIDA no ESPÍRITO SANTO!


          Mesmo não entendendo o que oramos na oração em línguas, todas as revelações acerca de JESUS estão sendo processadas dentro de você! E quando precisamos, no momento de necessidade, vem como um “estalo” e recebemos as revelações daquilo que já estava dentro de nós, porém não entendemos ao receber, ...revelações que precisamos naquele momento! E essa necessidade, a  ameaça surgindo diante de nós, não prevalece, pois estamos fortalecidos na nossa fé... nosso espírito, recebeu do Espírito Santo, Palavras que fortaleceram nossa fé! No Espírito Santo, então, ficamos inabaláveis... tudo posso nAquele que me fortalece!

Isso tudo quer dizer que quanto mais orarmos em línguas, mais somos edificados na nossa fé!
Paulo escreveu isso! Judas escreveu isso!
 É A PALAVRA DE DEUS!
Existe limites para essa ministração do Espírito Santo?

Não, a não ser você mesmo! Quanto mais orarmos no Espírito, mais seremos ministrados! Quanto mais orarmos em línguas, mais seremos revestidos da VERDADE de DEUS dentro de nós, e mais estaremos edificados na nossa fé!

ISSO REALMENTE FUNCIONA?

A Palavra de Deus é a verdade que não pode mentir! Loucura para os que não tem o Espírito da Revelação, Verdade para os que crêem!

A PALAVRA DEUS FUNCIONA!
SOMOS TESTEMUNHAS DE QUE A ORAÇÃO EM LÍNGUAS TEM NOS EDIFICADO!
PRECISA FUNCIONAR EM VOCÊ TAMBÉM!


Faça a prova!
Inicie um processo de oração em línguas, hora após hora, ponha essa Verdade em Prática, assuma sua VIDA NO ESPÍRITO em todo o tempo... hora após hora... e avalie seu crescimento! Nunca mais você será o mesmo!
Seja mais uma Testemunha Viva dessa VERDADE DE DEUS!

Deus abençoe sua VIDA NO ESPÍRITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares