quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lapidar o Diamante Bruto

 
 
O TRATAMENTO DE DEUS 
 
           Chamo de tratamento o amadurecimento que o Senhor produz em nossas vidas em meio às provas e tribulações.
 
          Nosso caráter é aperfeiçoado, enriquecido em meio à adversidade.
 
        Isto não significa que o crescimento venha somente desta forma. Há muitas formas de crescer espiritualmente: o envolvimento com a Palavra, que é nosso alimento espiritual; o ensino e ministração dos mais maduros; nossa vida de oração pessoal e as respostas e experiências que dela decorrem.
 
           Há tanta coisa que pode ser mencionada! Mas quando falo de tratamento, refiro-me à forma de Deus tratar com as áreas difíceis de nossas vidas, especialmente aquelas em que não queremos nos deixar ser trabalhados e mudados profundamente.
O contexto da afirmação de que somos mais que vencedores nos mostra isto. O versículo começa dizendo: "MAS EM TODAS ESTAS COISAS". A palavra "mas" revela que não interessa o que foi mencionado antes, a vitória nos pertence e ela chegará a nós. E a frase "em todas estas coisas" mostra que não somente a vitória virá, mas em meio a que condições ela virá. O que são todas estas coisas a que Paulo se refere? O próprio texto bíblico responde. É só examiná-lo dentro de seu contexto:
"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou."
Romanos 8:35-37. 
 
Veja exatamente o que o apóstolo Paulo havia mencionado:
• tribulação,
• angústia,
• perseguição,
• fome,
• nudez,
• perigo,
• espada. 
 
          Aqui temos a resposta do que são "todas estas coisas", e isto não se parece com um evangelho onde o crente é intocável! Contudo não é tampouco a forma como devemos viver, mas algo a que, ocasional e temporariamente, podemos vir a estar sujeitos. Observe que não estou dizendo que temos que passar por estas coisas, mas sim que podemos (pode ser que aconteça, pode ser que não); e, ainda assim, se vier a acontecer, será ocasional e temporário.
O quadro de tribulação certamente será mudado, pois NESTAS COISAS somos mais que vencedores! Deus não nos chamou para viver nelas, mas também nunca disse que elas não tinham a menor possibilidade de aparecer por perto e até mesmo ficarem um pouquinho. 
 
          Portanto, ser mais que vencedor não é deixar de passar por estas coisas, mas sim vencer em meio à elas e apesar delas! A tribulação virá e pode durar um tempo, mas ao fim dela você será vencedor, pois está em Cristo. Mas você não apenas vencerá como também chegará ao fim da luta e da adversidade mais maduro, mais forte, e terá experimentado um tratamento todo especial de Deus em seu caráter cristão. As tribulações vêm e vão e se permanecermos firmes no Senhor, sempre as venceremos, mas quando elas se vão nos deixam melhores que antes.
 
É o que diz a Bíblia:
"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."
Tiago 1:2-4. 
 
          Algumas deficiências serão tratadas em nós pelo poder das provas, que são permitidas pelo Senhor para que possamos chegar a ser perfeitos e íntegros, completos. Não creio que o Senhor queira nos fazer sofrer, mas nossa teimosia e rebeldia nos impedem de aprender. Penso que quanto mais maleável, tratável, for alguém e corresponder com rendição ao Senhor, menos tratamento terá. Mas não creio que haja alguém tão perfeito e puro, com tal domínio de seu coração enganoso, que não passe por nenhuma espécie de tratamento. Até mesmo Jesus, sem nunca ter pecado, passou por isto: 
 
"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem"
Hebreus 5:7-9. 
 
          Jesus aprendeu - como homem - a obediência pelas coisas que sofreu. A Bíblia diz que Ele foi aperfeiçoado (este é o propósito das provas) em meio ao sofrimento. E se até mesmo Ele passou por este processo, o que nos leva a pensar que estamos isentos e que tal não nos sucederá? 
 
          Deus tem uma indescritível habilidade de aproveitar as circunstâncias, mesmo as mais negativas, para usá-las em nossas vidas. Isto não quer dizer que viveremos nelas. Temos uma promessa de vitória, elas chegarão ao fim e nós teremos o livramento do Senhor, mas quando elas tiverem ido deixarão um tratamento divino em nosso caráter, que se deu durante a prova.
 
          Para o nosso Deus não há nada que não possa redundar em benção na vida daqueles que o amam e estão sob o seu propósito eterno: 
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Romanos 8:28. 
 
          Não há nada, absolutamente nada que nos suceda que fuja ao controle de Deus. Ele conhece todas as coisas antecipadamente; conhece também o futuro e onde cada experiência do passado vai ser útil; sua Soberania é impossível de ser descrita ou explicada. Há certas tribulações que vão trabalhar em nossas vidas, forjando um melhor caráter para Deus. 
 
          Muitas pessoas só conhecem os verdadeiros valores em meio às perdas materiais. Jó foi alguém que conhecia a benção da prosperidade, mas em meio às perdas, conheceu valores ainda mais profundos do relacionamento com Deus do que os que possuía antes, a ponto de poder dizer: - "Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem" (Jó 42:5). 
 
          Em determinadas ocasiões de dificuldades teremos que aprender a depender de Deus mesmo. Mas estamos sendo tratados; estamos sendo levados para o matadouro, morrendo para nosso eu, triturando nossa carne. José passou por anos de provas terríveis; foi vendido como escravo pelos seus irmãos, distanciou-se de sua família e foi sujeito a uma grande vergonha e humilhação. Mas ele não se entregou. Lutou até se tornar o mais alto funcionário na casa em que entrou como escravo. 
 
          Quando parecia que as coisas estavam se acalmando foi preso injustamente pela sua lealdade ao seu senhor. Na prisão ele lutou contra as circunstâncias e chegou a ser chefe dos presos em seus trabalhos. Somente depois de muitos anos veio a vitória. Ele foi exaltado a governador, e livrou seu povo de ser destruído pela fome. Mas não creio que tenha sido só isto e mais nada. 
 
 
          Havia um novo homem dentro de José, amadurecido pelas provas, digno de governar e que reconheceu tudo sob o controle de Deus a ponto de dizer aos seus irmãos: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn.50:20). Quem dera cada um de nós pudesse ver esta soberania de Deus sobre as circunstâncias como José viu! Mas isto não acontece sem as provações; são nelas que aprendemos a ver Deus numa dimensão mais profunda. 
 
          Infelizmente, em nossos dias o evangelho diluído que se prega está formando uma geração de medrosos e covardes que correm diante das adversidades; mas uma reviravolta está por acontecer! O Senhor levantará um exército cuja fé estará firmada n'Ele e não nas circunstâncias, e o diabo não poderá barrá-los com nada. Este dia se aproxima e é uma convocação divina para que você se junte a este exército. O Senhor quer uma geração de crentes valorosos que realmente podem tudo naquele que os fortalece.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares