sábado, 17 de agosto de 2013

Josué e Calebe: Viram a terra que mana Leite e Mel

 
“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais” (Números 14:6-9)

Josué e Calebe
 
          Vimos que Moisés foi um homem muito especial. Ele viveu debaixo da direção do Senhor. Deus falava com ele como a um amigo e o instruiu em tudo o que deveria fazer, quando deveria seguir viagem ou deveria parar. Que maravilha! Já pensou se você puder, também, viver assim, com o Senhor lhe dando todas as dicas do que fazer e do que não fazer?
 
          Certo dia, o Senhor mandou que Moisés enviasse alguns homens para espiarem a terra de Canaã, a terra que Ele havia prometido aos filhos de Israel. E ele escolheu 12 homens, um de cada tribo de Israel. A missão deles era ver como era a terra que eles iriam entrar: se era fértil, se havia árvores e, se possível, trazerem uma amostra dos frutos; se o povo era fraco ou forte; se havia cidades com fortalezas, enfim, todas as informações possíveis.
 
          Eles subiram e cortaram de lá um cacho de uvas que era tão grande que foram necessários dois homens para que o trouxessem em uma vara, e romãs e figos. Depois de espiar a terra por 40 dias, eles voltaram para prestar relatório a Moisés. Veja o que eles disseram: “Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.” (Números 12:27,28)
 
           Calebe, um dos que foram a Canaã, tinha outra opinião: “Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.” (Números 12:30). Mas os outros, apavorados, disseram: “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” (Números 12:31b). O medo era tão grande que eles se viram como gafanhotos diante dos habitantes daquela terra, que, aos seus olhos, eram como gigantes.
 
          Você sabe o que aconteceu? Novamente o povo começou a murmurar e reclamar contra Moisés. Alguns queriam até levantar outro chefe e voltar para o Egito. Josué e Calebe, porém, falaram ao povo que a terra era excelente e que, se o Senhor se agradasse deles, certamente lhes daria a terra, bastava que eles fossem obedientes ao Senhor. Mas o povo não os ouviu e queria apedrejá-los. Vendo tudo aquilo, o Senhor Se aborreceu e disse a Moisés que iria ferir o povo com peste. Moisés intercedeu pelo povo e o Senhor disse que perdoaria o pecado do povo, mas todos os homens que viram a glória e os sinais no deserto não entrariam na terra prometida. Todos os homens, de 20 anos para cima, morreriam no deserto, exceto Calebe e Josué, pois tiveram um relatório diferente dos outros.
 
          Você sabe quem entrou na terra prometida? Todos aqueles que eram crianças quando o povo de Israel estava no deserto (Números 14:31). O que fez Deus permitir que Josué e Calebe entrassem na terra? Eles não duvidaram que seriam capazes de conquistar a terra, mesmo que houvesse muralhas e gigantes, pois o Senhor havia prometido aquela terra e o Senhor estava com eles. Eles creram! E é isso que agrada o coração de Deus, pois sem fé é impossível agradá-lO.
 
          Se o Senhor foi capaz de abrir o mar, não seria capaz de derrubar uma muralha? Certamente que sim. Mas o povo duvidava, só acreditava vendo e depois se esqueciam do poder dAquele que os havia tirado do Egito e dos sinais maravilhosos de que foram testemunhas. E aí? Você pode ser um Josué ou um Calebe, ou é mais parecido com aqueles que ficaram no deserto? O Senhor hoje convoca os corajosos, ousados, crentes, para transformar essa terra em que vivemos em terra que é próspera e abençoada. Ele pode contar com você?

Google+ Followers

Postagens populares