sábado, 17 de agosto de 2013

Caim e Abel: Triste Irmandade


Caim e Abel - Filhos de Adão e Eva


          Hoje eu quero falar de um personagem muito pouco comentado. A princípio, ele não tem nada a acrescentar às nossas vidas, porém, eu tenho a impressão de que isto é um equívoco. Quando estudamos a Palavra de Deus, na maioria das vezes, procuramos aprender com os fatos e seus personagens e com Caim não é diferente. Querendo ou não é um dos personagens da Bíblia.
 
          Para começo de conversa, vamos analisar porque motivo a oferta de Abel foi aceita ao passo que a oferta de Caim foi recusada."Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou..."(Gn.4:3a5).Observando o texto acima notamos que enquanto Abel ofereceu o principal, o melhor dos melhores! como deve ser as ofertas para o Senhor, Caim trouxe uma oferta comum do fruto da terra
 
          Tal qual um jogo para cumprir tabela ou seja Caim trouxe uma oferta apenas. Quando ofertamos ao Senhor, devemos sempre lembrar que, tudo vem dele, não somos donos de coisa alguma; nem das nossas próprias vidas; Ele é tudo em todos. Aqui encontramos um motivo da rejeição; porque Deus não precisa das nossas ofertas, nós é que precisamos demonstrar que reconhecemos a sua soberania, seu domínio em nossas vidas. Ai reside o grande erro não só de Caim, mas também de muitos de nós; o ato de ofertar é ,em primeiro lugar, demonstração de amor e gratidão, lembrando que o nosso Senhor ver além das aparências.
 
          Então o que aprendemos é que não devemos ser negligente quando o assunto é a oferta, pois já que tudo que temos e somos vem do Senhor, então temos que dar sempre o nosso melhor.
 
          Não sejamos negligentes. A Deus sempre as primícias porque para Ele e por Ele são todas as coisas. Resumindo, Abel ofertou por amar ao Senhor; enquanto Caim apenas cumpriu o Ritual. " Ao entrares na terra que o Senhor teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares, tomarás das primícias de todos os frutos do solo que recolheres da terra que te dá o Senhor, teu Deus e as porás num cesto, e irás ao lugar que o Senhor, teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome."(Dt.26:1e2).

Google+ Followers

Postagens populares