quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Mãe de Sansão: Caráter e Fé














A Mãe de Sansão - Esposa De Manoá

"E havia um homem ... cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos" (Juízes 13:2).

          Dentre tantas flores do jardim de Deus estão as Rosas, Hortênsias, as Saras, as Anas, as Rebecas e ... aquela linda flor cuja fragrância chega até o Senhor com cheiro suave. É ela a esposa de Manoá. Enquanto tantas flores do jardim de Deus tinham nomes, ela era conhecida apenas como ... a esposa de Manoá. Eu não sei e você também não sabe o nome dela mas o Senhor sabe e a apresenta como uma mulher de valor. Estudando sobre esta flor, bela aos olhos de Deus, descobrimos que seu perfume vem de sua humildade, de sua fé, de seu caráter. A Bíblia nos diz que ela era casada com Manoá, "... homem de Zorá, da tribo de Dã ..." (Juízes 13:2). Assim como Sara, Rebeca, Ana e Isabel, ela também era estéril mas confiava no Deus que ouve e responde orações. A sua vida não foi fácil, pois, em Israel, uma mulher não ter filhos significava que estava em pecado e, por isso, Deus a estava castigando. Muitos a olhavam com um ar de censura e isto deixava a sua alma angustiada. Por causa de tamanho sofrimento que ia além de suas forças, ela se achegou mais ao Senhor. Ela, mais do que nunca, estava precisando da Sua ajuda.

          A esposa de Manoá tinha, diante do Senhor, um espírito humilde que muito O agradava. Quando colocamos, com humildade, a nossa vida no trono de Deus, tudo em nós é transformado e a nossa fé se fortifica. Deus ouviu a oração da esposa de Manoá que com muita fé rogou a Ele que mudasse a sua vida e lhe desse um filho. O Senhor não só a ouviu como procurou dar a ela muitas bênçãos. Juízes 13:3-5 nos mostram de que maneira ela foi abençoada ... "E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus."

          Assim como a esposa de Manoá que, humildemente e com fé, orou ao Senhor fazendo-lhe um pedido que vinha do fundo do seu coração, nós também, com humildade e fé, devemos colocar no altar do Senhor os nossos problemas sabendo que a Sua resposta será o melhor para a nossa vida.

Como seria nossa reação diante destas bênçãos que a mulher de Manoá recebeu?

1- Primeiramente, seria um privilégio receber em minha casa o Anjo do Senhor. Esta seria a primeira bênção que eu receberia acompanhada de uma alegria indescritível.

2- Depois, quando o Anjo do Senhor me dissesse que eu teria um filho, com certeza, meu coração exultaria de uma alegria sem igual. Esta seria a segunda bênção.

3- Em seguida, quando Ele me desse algumas instruções que deveriam ser seguidas por mim, eu iria perceber o quanto o Senhor estava se importando comigo. Esta seria a terceira bênção.

4- Finalmente, quando Ele me desse algumas instruções a respeito daquele filhinho que eu tanto almejava, eu iria perceber o quanto Ele estava se importando com ele. Esta seria a quarta bênção.

          Foi assim que a esposa de Manoá se sentiu. Ela era uma pessoa importante para o Senhor que a estava abençoando por causa da sua forte fé. Ela não fez perguntas, não duvidou de nada mas saiu para contar a seu esposo dizendo: "Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte."


Vejamos o que o Anjo do Senhor disse a ela sobre o seu filho ...

1) Ele seria nazireu desde o seu ventre até o dia que ele morresse. Não podia tomar vinho, nem bebida forte e nem comer coisa imunda. Sabemos que ela foi uma mulher obediente e fez, exatamente, como o anjo lhe disse.

2) Ele iria libertar o povo judeu das mãos dos filisteus.

          Tudo que aprendemos do Senhor, assim como ela, devemos transmitir a nossos filhos. Coloque a Palavra de Deus em seus corações e peça ao Senhor que, no futuro, Ele os livre das influências do mundo e os firme em Seus caminhos. Devemos amar o nosso Deus e, diariamente, agradecer a Ele as inúmeras bênçãos derramadas em nossas vidas ... Sua proteção e cuidado diário.

"Senhor, que o meu caminhar diário chegue a Ti como um perfume suave!
Que eu possa ser colocada no meio das flores do Teu jardim e me transformar em uma delas.
Amém!"

A Bíblia nos diz, em Juízes 13:24, que a mulher de Manoá teve "um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou." Até aqui a conhecíamos como a mulher de Manoá, agora, a chamaremos de mãe de Sansão, que foi juiz em Israel e foi considerado o homem mais forte que já existiu na face da terra. Antes, ela era uma mulher triste. Agora, ela se transformou em uma mulher feliz e realizada.

          Amada irmã, eu e você devemos agradecer a Deus pela bênção de ser mãe e pelas lições preciosas que aprendemos na Sua Palavra quando ela nos diz:

"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão" (Salmos 127:3).

"Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor" (Salmos 113:9).

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares