domingo, 11 de agosto de 2013

A Explicação sobre os Anjos Biblicos






Os Anjos existem? Como eles são? O que eles são? Quantos são? O que a Bíblia diz sobre isto?








          Assim como a Bíblia não tenta provar a existência de Deus, simplesmente O inclui na história universal, naturalmente; também não tenta provar a existência dos Anjos, simplesmente os inclui na história universal, naturalmente. Vejamos alguns trechos em que os Anjos são mencionados na Bíblia: "Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui." (GÊNESIS 22:11). "E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui." (GÊNESIS 31:11). "Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso." (JUÍZES 6:12). "E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré" (LUCAS 1:26). "Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado." (MATEUS 28:5). "E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me." (ATOS 12:8). Enfim, muitas são as citações bíblicas acerda dos Anjos, sempre são mencionados pela Bíblia, atuando constante e ativamente entre nós seres humanos. A Bíblia fala de Anjos bons e anjos maus; houve um anjo que Deus criou perfeito e santo, todavia, inexplicavelmente ele se rebelou contra Deus ao ponto de precisar ser expulso do céu e consigo também foram expulsos a terça parte dos Anjos do céu que se aliaram a ele na rebelião contra Deus... "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá." (EZEQUIEL 28:14-19) e "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho." (APOCALÍPSE 12:3-4) também "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (APOCALÍPSE 12:7-9). Desde então há entre nós uma batalha invisível e sem tréguas de Anjos bons e anjos maus para exercerem o domínio sobre nós. A seguir, veremos algumas características dos Anjos bons e dos anjos maus, diferenças e semelhanças entre eles, também entre Anjos e humanos...
SEMELHANÇAS ENTRE ANJOS BONS E MAUS:
  • Ambos são Criaturas.
  • Ambos despossuem vida em si mesmos.
  • Ambos tem suas vidas e a própria existência sob o domínio de Deus.
  • Ambos podem assumir forma antropomórfica - humana, material - e forma espiritual.
  • Ambos são poderosos, embora os Anjos bons superem em muito no poder aos anjos maus.
DIREFENÇAS ENTRE OS ANJOS BONS E MAUS:
  • Uma diferença bastante óbvia entre eles já está no próprio enunciado acima, o fato de uns serem bons e outros serem maus.
  • Os Anjos bons não aceitam adoração para si mesmos, por serem criaturas, só aceitam adoração a Deus, por se o Criador "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." (APOCALÍPSE 22:8-9) aqui vemos um Anjo de Deus se colocando em lugar de conservo, ou seja, servo de servo, de seres humanos, demonstrando assim obediência ao que Jesus disse em resposta a satanás durante a tentação "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." (MATEUS 4:10) demonstrando também assim, humildade. Por outro lado os anjos maus aceitam adoração para si mesmos ou para qualquer outra coisa, desde que não seja Deus; o próprio satanás exigiu para si a adoração do próprio Jesus, durante a tentação "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (MATEUS 4:8-9) os dois primeiros mandamentos da Lei de Deus [leia o tópico A SANTA LEI DE DEUS neste blog] condena enfaticamente a idolatria, pois o inimigo e seus anjos maus, sabem muito bem, que Deus só recebe a adoração de alguém, se tal adoração for dirigida única e diretamente a Ele - Deus - se dissermos que adoramos a Deus, mas também adoramos a alguma outra coisa ou pessoa; ou se não adoramos a Deus, mas também não adoramos diretamente ao diabo, só prestamos adoração a qualquer outra coisa ou pessoa; ou se se adoramos diretamente ao inimigo, de qualquer uma destas formas, quem recebe tal adoração é o diabo e seus anjos maus. Deus só aceita adoração para Si e mais nada nem ninguém.
  • Os Anjos bons não possuem seres humanos, pelo menos a Bíblia não relata em momento algum possessão angelical do bem, afinal os Anjos bons vivem em perfeita obediência a Deus, portanto respeitam o livre arbítrio dado a nós por Deus. Todavia, possessões demoníacas a Bíblia relata, por exemplo... "E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: O geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. (MARCOS 9:17-27) este relato bíblico faz-nos lembra supostas aparições de um determinado poder que se encarna em certas pessoas, inclusive em líderes religiosos que dizem ter o dom do Espírito Santo e alegam que quando o tal suposto "Espirito Santo" os possuem, falam em línguas estranhas, rodopiam e são lançados por terra, ficam fora de sí; o texto bíblico acima deixa muito claro que quem faz isto são os anjos maus, portanto devemos ter muito cuidado com tais manifestações ocorridas em certas igrejas, lembremo-nos que o Espírito Santo também é Deus [ler tópico O MISTÉRIO DE DEUS neste blog] e como tal, Ele também respeita o livre arbítrio que nos é concedido da parte de Deus.
  • Os Anjos bons nos protegem "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." (SALMOS 34:7), mas preste atenção no que este último versículo acima diz, que o Anjo do Senhor cuida daqueles que o temem, ou seja, aqueles que escolheram sua proteção, temos livre arbítrio para escolher a quem temer/respeitar, servir e adorar, podemos escolher a Deus e termos o provilégio de sermos cuidados por Seus Anjos ou podemos escolher ao diabo e então ficarmos entregues aos seus demônios, no entanto, Deus em sua infinita misericórida, ainda protege muitos que têm escolhido o inimigo, para que estes também tenham chance de arrependimento dos seus pecados e decidam-se ainda por aceitar e se submeter a Jesus; portanto, faça logo a tua escolha e escolha certo, para o teu próprio bem... "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (JOSUÉ 24:15). Façamos todos a escolha de Josué, mencionada neste versículo. Os anjos maus querem nos destruir "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (I PEDRO 5:8).
  • Os Anjos bons são seres Santos, que vivem em plena harmonia com Deus, portanto, seu poder vem de Deus, tornando-os infinitamente mais poderosos que os anjos maus, os quais tem poderes limitados, pois são seres caídos e já derrotados.
  • Os Anjos bons vivem em Luz. Os anjos maus vivem em trevas.
  • Os Anjos bons, por se submeterem a Deus, vivem eternamente e somos convidados a nos unirmos a eles na vida eterna com Jesus. Os anjos maus, por terem se tornado inimigos de Deus e de suas criaturas, serão eliminados por ocasião do juízo final e com eles todos aqueles que humanos que também escolheram se opor a Deus. "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (APOCALÍPSE 19:20, 20:10 e 15, 21:8) palavras pesadas estas! Decidamos todos urgentíssimamente por Jesus, de livre e espontânea vontade, porquê Deus não aceita obediência forçada, pois nos deu livre arbítrio para escolhermos a quem amar, adorar, honrar e obedecer por amor.
SEMELHANÇAS ENTRE ANJOS E HUMANOS:
  • Ambos são criaturas.
  • Ambos despossuem vida em si mesmos.
  • Ambos têm a vida e a própria existência dependente de Deus.
DIFERENÇAS ENTRE ANJOS E HUMANOS:
  • "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." (HEBREUS 2:9) ora, se o próprio Jesus que também é Deus [ler tópico O MISTÉRIO DE DEUS neste blog] ao nascer neste mundo, era menor que os Anjos, por estar em forma humana, fica muito claro que somos também menores que eles.
  • Os Anjos foram criados em número exato, conforme Deus requeria "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares" (APOCALÍPSE 5:11) assim pode-se notar que o número deles é muito grande! Nós humanos, diferentemente deles, fomos por Deus dotados de uma capacidade, da qual os Anjos não foram dotados, a capacidade de reprodução.
  • Embora os Anjos bons não tenham vida em si mesmos, por não terem caído em pecado são imortais. Nós humanos fomos criados como eles, para sermos também imortais, todavia por termos caído em pecado nos tornamos mortais, mas Deus em sua infinita graça e misericórida, deseja nos restaurar à imortalidade, assim nos tornaremos ainda mais semelhantes aos Anjos bons.
  • Os Anjos podem assumir a forma espiritual e a forma antropomórfica - humana, material - nós humanos só temos a forma antropomórfica.
  • Os Anjos são seres santos. Nós somos pecadores, mas com e por Jesus seremos restaurados ao estado de pureza e santidade.
  • Os Anjos são poderosos. Nós somos bastante limitados.
ALGUMAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS ANJOS:
  • Eles comumente surgem - em geral na forma humana - do nada quando as coisas parecem já não ter solução para nós e do nada também desaparecem ao resolverem nosso problema, sem esperar agradecimento, pois a gratidão é para Deus.
  • Existem relatos de pessoas que foram vistas com seu Anjo, mas a própria pessoa não viu.
  • Cada ser humano ao nascer, já tem seu Anjo designado para acompanhá-lo(a) por toda sua vida, até sua morte ou até a volta de Jesus Cristo; este Anjo tem a função de nos cuidar, mas também de apresentar perante Deus, relatório infalível acerca de nós "O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade." (SALMO 94:11).
  • Existem ordens diferentes de Anjos; os Anjos conhecidos como Anjos da guarda, os Querubins "Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono." (EZEQUIEL 10:1), os Serafins "Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam." (ISAÍAS 6:2) e o Arcanjo "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." (JUDAS 9) a Bíblia só menciona a existência de um Arcanjo, o qual se chama Miguél, que é o próprio Jesus Cristo, portanto é o único Anjo que não é criatura, como os outros, mas sim Criador, pois também é Deus.
          Ao pesquisar sobre este assunto na Bíblia, podemos perceber que os Anjos foram todos Criados na forma adulta e são todos formosos, magestosos e poderosos, portanto esta imagem de anjinho bebezinho, barrigudinho, de cabelinhos enroladinhos, peladinhos, tocando flautinhas ou harpinhas, outros com arquinhos e flechinhas, são imagens deturpada dos Anjos, pois a Bíblia em momento algum os apresenta desta forma, ao contrário, a imagem dos Anjos na Bíblia é muito diferente disto; a elaboração de tais figuras, podem ter sido inspiradas pelos anjos maus e caídos, para deteriorar a imagem dos verdadeiros Anjos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares