sábado, 17 de agosto de 2013

Neemias: Fez o que Deus lhe confiou.

 
Neemias
 
 
          Quem é que deixa tudo de lado para se dedicar a pessoas que mal conhece? Neemias fez isso.
 
          Ele era copeiro do rei Artaxerxes quando soube que Jerusalém, sua cidade natal, tinha sido queimada e destruída (Neemias 2:1-3). Ficou muito triste e não soube disfarçar seu sentimento ao servir o vinho.
 
 
           Ao ser interrogado pelo rei sobre o que o deixava triste, Neemias foi um homem de iniciativa, contou o motivo e pediu para ser dispensado do trabalho por um período, para que fosse reconstruir sua cidade (Neemias 2:4-6). Ele ainda foi ousado e pediu cartas, para que passasse por outras terras sem sofrer dano algum. E seu pedido foi atendido (Neemias 2:7-9).
 
          Porém, antes de fazer seu primeiro pedido ao rei, Neemias orou a Deus. Isso nos ensina que devemos orar antes de agir. O rei poderia dizer não, mas Neemias estava com o coração aberto, sendo sincero em relação ao que o estava deixando triste. A sinceridade e a verdade sempre serão caminhos para a resposta de Deus.
 
Falar no momento certo
 
          Ao chegar a Jerusalém, Neemias analisou como estava a situação do local. Andou pela cidade para verificar o que deveria fazer (Neemias 2:11-15). Até então, não tinha contado nada aos amigos e oficiais que o acompanhavam sobre o que Deus tinha colocado em seu coração que fizesse (Neemias 2:16-17).
 
          Ele foi sábio. Se tivesse contado antes, será que estas pessoas ainda estariam com ele? Será que não teriam desistido antes de chegar à cidade? Ele só contou os seus planos depois de chegar e verificar o local (Neemias 2:18). Não abriu os desejos do seu coração antes da hora. Foi um homem firme. Firmeza que não temos muitas vezes em nossa vida. Ficamos tão ansiosos com o novo, que queremos contar para todos. Mas não sabemos a intenção e o coração do próximo (Neemias 2:19-20).
 
          Neemias começou a reconstrução da cidade, mas não foi fácil. Por em prática a tarefa que Deus colocou em seu coração foi uma missão no mínimo corajosa, para não dizer trabalhosa e ousada.
 
Desafios e coragem
 
           Ele dividiu as tarefas entre as pessoas que o acompanhavam (Neemias 3), mas logo começaram as oposições. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, começaram a ridicularizar os judeus e o que eles estavam fazendo (Neemias 4:1-3). Eles e outros inimigos ficaram furiosos ao saber que a reconstrução do muro estava progredindo e planejaram atacá-los e criar confusão ali (Neemias 4:-4-9).
 
           Neemias, mesmo vendo a reação dos seus inimigos, não parou de fazer aquilo que Deus colocou em seu coração. Ele orou várias vezes, mas não deixava de agir para que Deus protegesse o povo, e continuava trabalhando para a reconstrução da cidade.
 
          Neemias é um exemplo de que devemos fazer a nossa parte nos projetos que Deus nos dá. Não adianta somente orar e não fazer nada. Ele orava, fazia e, assim, o Senhor lhe deu vitória.
Este é apenas um pequeno trecho da história de Neemias, mas nos mostra que Deus nos protege na adversidade e nos ajuda a realizar aquilo que Ele nos pediu.

Google+ Followers

Postagens populares