domingo, 25 de agosto de 2013

Reverências a Deus, como fazer?


Reverências a Deus

          Cultuar é reverenciar, homenagear, adorar ou venerar. Na história da humanidade há diversas formas de se cultuar a Deus. Vejo na Palavra alguns tipos de cultos oferecidos a Deus que quero destacar. O verdadeiro culto a Deus é o último que vou citar.

CULTO SINCRÉTICO:
Levítico 10
1 E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
2 Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.

          O culto oferecido por Nadabe e Abiú tiveram elementos estranhos, não prescritos pela lei cúltica levítica. Por isto representa bem o culto sincrético. Cheio de influência estranha. Uma verdadeira babel religiosa. Aceitando elementos estranhos a Bíblia.


CULTO INCOERENTE:
Amós 5
23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
24 Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.

          Este culto como o sincrético é rejeitado por Deus. O louvor se torna barulho, dissonante, por causa da incoerência. Falta honestidade, justiça, coerência e mesmo assim se cultua. Deus rejeita este tipo de culto. Para Ele é reprovável.


CULTO MECÂNICO:
Mateus 21
12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

          Foi o culto que Jesus encontrou no templo. As pessoas já não traziam seus sacrifícios de casa envolvendo-se. Eles iam ao templo e compravam os animais para oferecerem a Deus. Não era um culto voluntário. Era empacotado. Mecânico. Sem o envolvimento do coração.


CULTO ANTROPOCÊNTRICO:
Colossenses 2
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

          É um culto oferecido baseado na autossuficiência humana. Legalista. Parte do princípio que o esforço humano pode agradar a Deus. Na verdade não é um culto a Deus, mas um culto a si mesmo. O homem está no centro e não Deus. 


CULTO IDOLÁTRICO:
1 Timóteo 6
10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

          É o culto a ídolos. Condenado pela bíblia. Creio que um dos grandes ídolos do nosso tempo seja o dinheiro. Pregadores que pregam visando o lucro e ovelhas que cultuam somente para prosperar financeiramente. A idolatria não é um culto a Deus, mas um culto ao próprio homem que fabrica seus ídolos.


CULTO PAGÃO:
Êxodo 32
3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.

          É o culto ocultista. Baseado na bruxaria e feitiçaria. Um verdadeiro panteão de deuses que exigem sacrifícios esdrúxulos. No nosso tempo há muitos cultos pagãos. Diria até que há certo ressurgimento do paganismo em nosso tempo principalmente por causa da literatura, cinema e artes em geral.


CULTO VIVO E RACIONAL:
Romanos 12
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

          O culto que Deus deseja é o da misericórdia, uma entrega viva com todo o entendimento, amoldando-se a vontade divina e não antropocêntrica. Não é mecanicista, mas voluntário e vivo. Adorando a Deus em Espírito e em Verdade. O culto é cristocêntrico, pela mediação de Jesus, porque sem Jesus não se achega a Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares