sábado, 28 de setembro de 2013

Os Traumas dos Sentimentos! Como resolvê-los?



Os Traumas dos Sentimentos

-
Os Traumas dos Sentimentos
 LEITURAS:
 
           A realidade dos traumas: "Pois o inimigo me perseguiu; abateu-me até o chão; fez-me habitar em lugares escuros, como aqueles que morreram há muito." (Sl. 143:3).
          A promessa de Cura: "Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura." (Jr. 30:17).
          O plano perfeito de Deus - "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1s. 5:23).
 
INTRODUÇÃO
 
          Muitos líderes jamais desenvolveram seu potencial por causa dos sentimentos em desarmonia. Outros tantos têm caído por não tratarem dessa área tão sensível de sua vida. Ex. Jimmy Sweggart, Davi, Pedro, etc.
          Os problemas emocionais são os mais visíveis e mais dolorosos. Uma ferida nas emoções desencadeia uma série de dificuldades que se arrastam pela vida, até que seja alcançada uma cura permanente.
          Torna-se necessário sondar o coração e localizar as velhas feridas, os velhos traumas que, apesar de terem ocorrido às vezes num passdo tão remoto, são tão vivos hoje e causam toda sorte de dificuldades, impedindo o líder de deslanchar e alcançar seu potencial em Deus.
          O tempo não cura traumas e feridas. Por esta razão vamos lidar eles na presença de Deus, entregando-lhe o coração do jeito que ele está a fim de que seja curado e liberto. "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos." (Pv. 23:26).etc.
           Um coração ferido é prisioneiro do passado e limita o fluir da unção de Deus. Se alguém deseja ser uma bênção plena na vida de muitos precisa primeiro provar a unção o liberta e cura também na área emocional. não pode extravasar a unção de Deus. Precisamos ser livres no nosso sentimento, para que sejamos uma bênção para outros.”

 
A – ENTENDENDO NOSSA ESTRUTURA
 
1. Somos uma Tricotomia (1 Ts 5:23)
• Somos um espírito – Com ele conhecemos a Deus – Reino espiritual
• Possuímos uma alma – com ela conhecemos a nós mesmos – Reino psicológico
• Habitamos em um corpo – Com ele conhecemos o mundo físico – Reino material
 
2. Somos uma Personalidade. Temos capacidade de pensar, sentir e querer.
Em outras palavras, temos
• Pensamentos – Uma mente que pensa, raciocina, reflete, analisa
• Sentimentos (coração em linguagem popular) – Emoções que expressam sentimentos de alegria, amor, paz, tristeza, saudade, amargura, angústia, etc.
• Vontade – Poder de decisão, escolha.
 
3. Definição de Termos
• Personalidade: É aquilo que a pessoa é, a expressão dos poderes de sua alma, que a Bíblia chama psiquê. “Caráter ou qualidade do que é pessoal. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que o distingue da outra” (Dicionário de Aurélio). “É o reflexo das nossas heranças paternas, culturais, ambientais, etc. Todo ser humano nasce com uma personalidade, mas esta é altamente influenciada pelo meio. A personalidade é desenvolvida a partir do momento em que o ser humano passa a desenvolver suas tarefas existenciais. É a PERSONA de cada indivíduo.” (Manual de Reencontro do MIR).
• Temperamento – Temperamentos são características que estabelecem a maneira de uma pessoa atuar. É algo nato, isto é, nascemos com ele. Nossa personalidade será influenciada por ele Alguns o classificam, em quatro temperamentos básicos: São eles:
• Sangüíneo.
• Colérico.
• Fleumático.
• Melancólico.
Todos estes temperamentos têm suas qualidades e seus defeitos, seus pontos fortes e outros fracos.
• Caráter: “O caráter diz respeito aos valores adquiridos, às características adquiridas. Envolve a formação da índole. O caráter é determinado em primeiro lugar pelo aspecto moral, ou seja, por aquilo que consideramos correto ou errado. Se uma pessoa aprova aquilo que definitivamente é errado, então se pode dizer que ela tem um mau caráter. É a soma de todas as qualidades positivas e negativas de uma pessoa. O caráter é manifesto através dos pensamentos, dos sentimentos, das motivações, das atitudes, das ações, e até mesmo da vontade. No grego a palavra “caráter” significa: marca, imagem, selar uma madeira, pedra ou metal.
          Todo ser humano, a partir do seu nascimento, começa a receber influências do meio em que vive. Essas influências são assimiladas, e com o tempo passam a fazer parte vital do caráter. Esse processo de aprendizagem é feito através de identificações, de imitações, das punições e recompensas. O modo como pensamos hoje é a soma de tudo que foi impresso no nosso caráter..
Podemos conhecer um pouco do caráter de um ser humano através das suas formas de pensar, de seu estilo de vida e da sua conduta (Mt 7:19-23). A vontade de Deus é que tenhamos o caráter de Cristo, a mente de Cristo. O caráter de Deus estava impresso em Jesus (Hb 1:3). ” (Manual de Reencontro do MIR). "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2Co. 3:18).
"Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas," (Hb. 1:3).

 
B - O MUNDO DOS SENTIMENTOS

1. Definição
 
• Sentimento - O dicionário define como: “ato, efeito ou faculdade de sentir; aptidão para receber impressões; sensibilidade; manifestação do que se sente; compreensão; percepção; intuição; sensação interna, amor, paixão, etc. São respostas internas a coisas externas que aconteceram a nós e que interiorizamos. Nossos sentimentos têm duas origens:
  • Nosso mundo interior (temperamento e caráter) e
  • As experiências do passado.
.         Estes elementos não podem ser observados separadamente. Em tudo o que fazemos apresentamos estes aspectos simultaneamente. Precisamos saber se estamos feridos nos sentimentos por causa do nosso temperamento e pelas atitudes de nosso caráter ou porque as circunstâncias realmente fizeram de tudo para nos trazer o mal. (MIR)
• Trauma - Uma ferida no coração que foi feita de modo rápido e violento, deixando marcas e sequelas que desequilibram
 
2. A influência dos Traumas nos Sentimentos.
 
a. Danificam a personalidade. Eles afetam o coração, o intelecto e a vontade.
b. Interrompem o crescimento emocional produzindo adultos imaturos.
c. As reações diante do presente são determinadas pelas experiências do passado.
d. A percepção do tempo presente é distorcida pelas feridas do passado
e. Prisão ao passado
f. Dificuldade de amar e receber amor
g. Timidez e agressividade

 
C - CAUSAS DOS SENTIMENTOS FERIDOS
 
1. Experiências pré natais: rejeição, tentativa de aborto, enfermidades, violência
2. Insegurança causada na infância por situações traumáticas. Quando a pessoa cresce torna-se acessível a feridas mais profundas
3. Falta de amor na vida: Sem amor a alma é lançada num sofrido vazio.
4. Toda forma de rejeição
5. Quando nós abrimos a porta. Ex. Sansão pôs os olhos em Dalila, ligou-se a alguém pouco confiável e pronta a feri-la. Ele escolheu alguém que o decepcionou. Não fique perto destas pessoas que estão causando dano. Não consinta.
6. Palavras que nos são dirigidas e que nos destrõem. Ex. Você vai ao Encontro e alguém que você ama diz: Seu fanático.
7. Falta de Proteção - Devemos procurar não ferir as pessoas, Dalila não protegeu os sentimentos de Sansão e, Tudo isso gera timidez e indiferença
Juizes 16:20 – Dalila brincou com os sentimentos de Sansão. Sansão perdeu sua visão e, sua tristeza era tão profunda que alimentou sentimentos de vingança, e morreu enterrando consigo o ministério. Quantas pessoas brincaram com os seus, trazendo-lhe infelicidade?

 
D – ATITUDES QUE PROTEGEM OS SENTIMENTOS
 
1. Analisar nossos sentimentos
O que nos leva a dizer a alguém: “Você me feriu, me machucou. Isto é uma revanche ou é uma busca de cura? Nem sempre sabemos, pois nossos sentimentos, às vezes, estão confusos.
“Se o nosso coração estiver na mão do Senhor, os nossos sentimentos estarão ajustados e a nossa personalidade refletirá um caráter controlado pelo Espírito Santo. Deus diz: “Filho meu, dá-me o teu coração...” (Pv. 23:26)
Quando os nossos sentimentos estão presos, geralmente mascaramos algumas situações. Há muitas pessoas que usam máscaras e se escondem: colocam culpas sobre si ou nos outros e escondem-se” (MIR)
 
2. Confrontar nossos Sentimentos
“Quando é que as máscaras são removidas e nossos sentimentos são tratados? Quando somos confrontados. É aí que podemos começar a experimentar a cura do nosso coração. Davi foi confrontado por Natã e Saul por Samuel. Pedro foi confrontado por Jesus, e isto para que fosse curado no seu caráter” (MIR)
 
3. Guardar os Nossos Sentimentos
• “Nosso coração é um tesouro que foi preparado para reter a Palavra de Deus “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. (Sl. 119:11).
• Quando Davi não guardou o seu coração, nem guardou a Palavra no seu coração, ficou vulnerável. Sendo tentado, gerou pecado de adultério e esse acabou terminando em um homicídio.
• Precisamos cuidar do que ouvimos e vemos. Nossa mente é como um prédio em construção. Leva-se muito tempo para construir, mas através da implosão, em poucos segundos tudo é destruído. Podemos imaginar o quanto já fomos prejudicados pelo que vimos e ouvimos, por quantas implosões nossa mente já passou.
• Não envolver os sentimentos com jugo desigual
• Recomendações importantes para que tenhamos cuidado, quanto ao caminho que trilhamos. "Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar." (Lc. 10:30-35).
“Jesus relatou a história do bom samaritano que foi atacado no caminho. Por que este homem foi ferido? Por causa do caminho que seguia. Os ataques vêm por causa dos caminhos que escolhemos. Nossa alma é traumatizada quando andamos por caminhos errados. Nosso caminho tem que ser seguro e nele não pode existir comprometimentos. Que coisas podem comprometer?
- As seduções da carne (ânsia pelo prazer carnal).
- As atitudes indevidas.
- O descontrole do nosso temperamento (falta de paciência, ira, rancor, etc.).
- Os sentimentos negativos alimentados.
- As mágoas.
- A falta de perdão.
- O ódio no coração.
- A insatisfação no ministério.” (MIR)

 
E - PASSOS PARA A CURA:
 
1. Vontade - Querer ser sarado completamente e Reivindicar as promessas.
2. Localizar o problema - Pedir ao Espirito Santo que traga à memória onde os sentimentos foram danificados.
3. Ser sincero – Diga, expresse para Deus tudo o que está reprimido e que você nunca disse para ninguém, mas que está acumulado.
4. Renunciar a esta dor e perdoar
5. Entregar toda ferida a Jesus
6. Aceitar o fato de que é amado
7. Encontrar sua identidade em Cristo
8. Aceitar-se a si mesmo
9. Pedir ao Espirito Santo que venha como o bom samaritano para curar. Clame por libertação e receba a cura. Talvez você esteja tão arrasado que não consiga ver, localizar a dor profunda, mas o Espírito Santo a vê.

 
CONCLUSÃO -

Uma palavra de advertência
           Sansão tinha tudo para ter um ministério glorioso, mas abriu o coração para a pessoa errada. Se você se envolve com a pessoa errada, perde o ministério, é tão ferido e morre por dentro.
           Seja radical com isso e não se envolva com a pessoa errada, é preferível romper com a pessoa errada do que ferir o coração de Deus e perder o chamado. Para não sair da vontade de Deus, envolva-se primeiro com Ele, enamore-se dEle e Ele lhe dará a pessoa certa. Satanás está trabalhando para levar líderes a queda, por tanto é necessário também que esposos e esposas cultivem um bom relacionamento
          “Precisamos aprender como nos livrar dos traumas. Todos os traumas nos levam a mendigar ou a recusar favores, amores, etc. Tantos mendigam nos bares, nos motéis, nas drogas, etc. Deus não quer que seus filhos vivam mendigando. Às vezes mendigamos prazer num filme pornográfico ou de violência. Mendigamos atenção em conversas tolas que despertam sensualidade. Os nossos sentimentos mais profundos não podem ser negociados. Vamos pedir que o Senhor tome os nossos sentimentos e que guarde o nosso coração.
           O que não serve para a nossa vida não pode nos amarrar. As mágoas destróem nosso ser e nossa vida ministerial, mas hoje Deus quer remover nossas dores e nos dar um novo coração. Ele nos dará um novo coração para que vivamos melhor, respiremos melhor, e, assim, possamos dar mais e melhores frutos. Deus nos dará um coração idôneo, autêntico e preparado. (Ez. 11:19)
Oração – Pacto de fidelidade entre os casados. Oração pelos solteiros para que não se equivoquem e recebam a pessoa certa.


Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares