sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Deus Habita no Espírito ou na Alma? A Obra de DEUS x A Obra do Maligno!

DEUS HABITA NO ESPÍRITO OU NA ALMA?
 

 Como devemos nos guardar contra o engano?

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. (Jo 5:39)

Deus habita nosso espírito e é adorado em espírito
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4:24).
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Jo 8:16).
“O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito... (II Timóteo 4:22).
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém (Filemom 25)

           Deus habita e comunica em nosso espírito não na alma. William Branham ensina que Deus habita na alma, é falso, não tem respaldo Bíblico, sai dela povo meu; disse Jesus. Nós nascemos de novo no espírito não na alma.
           Precisamos discernir o que é a operação de Deus e o que é a operação do inimigo, qual é a obra feita pelo Espírito Santo e qual é a obra realizada pelo espírito maligno.

          Todas obras do Espírito Santo são realizadas através do espírito do homem, mas as obras do inimigo são feitas através da alma do homem, através dos três sentido da alma, (mente vontade e emoção).

          O Espírito Santo move o espírito humano, enquanto o inimigo move a alma do homem. Essa é a diferença básica entre as operações de Deus e as de Satanás. A obra de Deus é iniciada pelo Espírito Santo no espírito do homem, mas a obra do inimigo começa na alma.
           Por causa da queda, o espírito humano está morto e não pode por isso, comunicar-se com Deus. Quando cremos e fomos batizados no verdadeiro batismo no nome do Senhor Jesus Cristo, nós nascemos de novo. Qual é o significado de ser salvo ou nascer de novo? Na verdade, uma mudança orgânica real ocorreu em nós. Quando nascemos de novo, Deus põe sua vida dentro do nosso espírito e o vivifica. Como o espírito do homem é a parte principal, assim também este novo espírito que Deus põe em nós é a parte principal.

           João 3:6 nos diz o que é o novo nascimento: “O que é nascido do Espírito é espírito”. Ezequiel também nos informa: “(EU, Deus) porei dentro de vós espírito novo” (Ez.36:26). Por isso, na regeneração nós recebemos um novo espírito. Em certa ocasião, o Senhor Jesus Cristo disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63). Nossa vida e obra devem, portanto, estar na esfera de ação do espírito. Quando Deus nos usa, Ele sempre opera no espírito e por meio do espírito. “Enchei-vos do Espírito” (Ef.5:18) indica que esse novo espírito deve ser enchido com Espírito Santo. Em outras palavras, Deus enche nosso espírito com seu Espírito.

           Satanás confundirá a obra do Espírito Santo. O Espírito Santo trabalha no homem por meio do espírito humano renascido, mas satanás forja na alma dos homens muitos fenômenos semelhantes ás operações do Espírito Santo, levando-os a experimentar falso arrependimento, falsa salvação, falsa regeneração, falso avivamento, falsa alegria e outras imitações das experiências do Espírito Santo. Ele usará o homem como seu instrumento em sua oposição final contra o plano de Deus nesta última era. O Espírito Santo é o poder operador dos milagres de Deus, mas a alma do homem é o poder operador de milagres de Satanás.

OBS: Os últimos três anos e meio (durante a grande tribulação) serão um período de grandes maravilhas realizadas pela alma do homem sob a direção de Satanás.
           A Diferença Entre as Operações de Deus e as de Satanás: O Espírito Santo opera em nosso espírito, mas o espírito maligno opera na alma. Satanás só pode operar na alma e pelo poder da alma através da mente vontade e emoção; tais como: grito, pulo, choro, risada, desordem, barulho, movimento desordenado etc., podemos dizer que, quanto o Espírito Santo é o poder de Deus, a alma do homem parece ser o poder de satanás. Satanás provoca muita emoção na carne, muito barulho, o Espírito Santo produz fruto no nosso espírito: “arrependimento, amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gálatas 5:22-23). (p. latente pg.57)
“Você deve lembrar que não existe necessidade de as pessoas sentirem o poder que vem do Espírito Santo. A tarefa do homem é obedecer a Deus, pois o poder do Espírito Santo não é dado para o homem sentir. (Observe que sentir no espírito é outro assunto). Minha obrigação é pedir a Deus para amarrar a força da minha, carne, minha alma, isto é, o meu próprio poder. Devo obedecer a Deus absolutamente e o resto eu deixo que Ele faça. Deus comunica com nosso espírito, não com nossa carne.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rm. 816).

           SOMOS SANTUÁRIO - Somos santuário do Deus vivente; como ele próprio disse: ... Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (2 Cor. 6:16)

           A Bíblia diz que nós os crentes renascidos do Espírito, somos templo de Deus habitar (1 Cor 3:16). Essa verdade notável dever tornar-se uma realidade viva no nosso comportamento diário como crente, para então poder consultar o nosso coração renovado em todas as situações. Se não tiver sempre consciência da Presença do Espírito Santo habitando em nós para dirigir-nos na nossa vida, não poderemos depender do nosso coração para reagir corretamente diante das circunstancia.
           O Espírito Santo fala com você através do seu espírito, onde Ele habita. Você não precisa procurar saber de outras pessoas o que Deus quer falar com você. Pode ser que Deus confirme através de terceiros aquilo que Ele lhe tem falado diretamente. Na maioria das vezes, porém, Deus não vai usar profecias e milagres para orientá-lo na sua vida diária. Ele vai falar com você mediante o Espírito Santo (Rom 8:14-16).

           Você não deve se preocupar tanto com recados dados por terceiros que deixe de escutar o que Deus está falando ao seu próprio coração.
Deus quer ensiná-lo espiritualmente a ponto de poder andar em estreita comunhão com Ele. E assim, você chegará á condição em que consegue ouvi-Lo claramente quando Ele lhe falar ao coração.
           A maneira mais importante de Deus o conduzir é através do testemunho interior do Espírito Santo em nosso espírito. Que chamamos de intuição.
           Cuidado! Deus não fala nada para contradizer sua palavra. (a Bíblia). O testemunho interior do Espírito Santo é saber no intimo alguma coisa que nunca se contradirá com a Palavra de Deus. Com o testemunho interior, você nem sempre percebe como ou por que sabe alguma coisa, mas o fato fica tão real no seu íntimo como se alguma voz tivesse falado ao seu ouvido natural. Trata-se do Espírito Santo que testifica com seu próprio espírito para lhe dar sabedoria, orientação e consolo, conforme sua necessidade num determinado momento. Qualquer crente pode ser dirigido pela a intuição interior do Espírito Santo.
           Seja diligente na prática de buscar a resposta de Deus no seu interior, para aperfeiçoamento da sua vida espiritual; medite diariamente na Palavra de Deus, pondo-a em prática. Dê á palavra à primazia na sua vida. Obedeça imediatamente á voz do Espírito Santo, quando você sabe que Ele falou ao seu coração. Se praticar com consistência você crescerá muito espiritualmente. E não demorará muito para perceber no seu espírito o que deverá fazer em todas as situações que surgirem na vida, sem precisar de mediação de terceiro.


 FALSA DOUTRINA

Cuidado com falsa doutrina muitas vezes pregada por grandes homens. “Homens brilhantes”.

          Já vi cristãos supostamente “maduros” que frequentaram cultos onde o pastor prega doutrina errada, falsa, e engoliram tudo! Nem se deram ao trabalho de compará-las com a Palavra, nem de verificar se o Espírito Santo lhes advertiu contra. Muitos cristãos aceitam tudo que é falado por um pastor famoso, carismático que tem um ministério grande. Sem verificar se a Bíblia confirma esses ensinos.

          Quando alguns desses cristãos mais “maduros” chegam a reconhecer que caíram no engano, acabam dizendo: “Quando ouvi aquela doutrina pela primeira vez, senti-me pouco á vontade, mas não percebi qual era o problema. Sendo tão famoso aquele pastor, fui aceitando tudo”.

          Tem multidões seguindo homens cheios de dons e sinais, mas que não tem testemunho. São adultero escravo do pedado, cheio de malícia. “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito”. (Judas 1:19).

           Seus seguidores seguem-no cegamente, sem dar crédito nas palavras de Jesus que disse: ...”pelos seus frutos os conhecereis”. Os frutos são exatamente sua vida particular.
           Seja quem for o pregador, se você não sente bem no seu espírito, veja bem o que o Espírito está procurando lhe dizer! Examine as Escrituras para ver se determinada doutrina está de conformidade com a Palavra revelada de acordo com a Nova Aliança.

           Tem gente pregando doutrina tirada do Antigo Testamento escrito para Israel, e enganando a muitos. Não sabendo que nem tudo que está na Bíblia é para nós igreja gentia. Os apóstolos não aceitaram essa mistura do Novo com o Velho Testamento, (Atos 15).

           Sempre seja a Palavra de Deus o seu padrão para reconhecer a verdade. Tendo a Palavra, você não precisará verificar com o Espírito Santo que em você habita, O Espírito não contradiz a Palavra.

           Pelos seus frutos os conhecereis. Não é pelos sinais porque os demônios também faz sinais e maravilhas.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.

José Ribeiro


Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares