sábado, 12 de outubro de 2013

Esboço dos Livros do Velho Testamento

Esboço dos livros do Velho Testamento:
 
                                                Gênesis
           O livro de Gênesis é uma introdução à história do povo israelita, descrevendo a vida de seus ancestrais até à morte de José no Egito. Mas, o alvo do livro não é apenas contar a história dos patriarcas de Israel, mas definir o lugar ocupado por Israel entre outras nações, e mostrar como, gradualmente, ele se tornou uma nação separada e alto-existente.
 
                                              Êxodo
           O nome “Êxodo” é uma forma latinizada do título grego que a Septuaginta deu ao segundo livro Pentateuco. Significa partida. Os judeus costumavam intitular os livros pelas primeiras palavras com que começavam. Assim, ao segundo livro da Lei, eles chamavam singularmente de “V’ eleh shêmoth” (e estes são os nomes).
 
                                                 levítico
            O terceiro livro de Pentateuco é oriundo do título grego que lhe deu a LXX, significando “as coisas que relacionam com os levitas”. O título hebraico tirado das primeiras palavras do livro é “Vaiicra” (e ele chamou). Segundo o Dr.Antonio Neves de Mesquita, “o interesse imediato do livro de Levítico não consiste em ser um grande livro da Lei de Moisés, mas, também, em ser um dos livros do Velho Testamento que mais se relacionam com o Novo Testamento. Podemos mesmo adiantar que Levítico é a chave do Novo Testamento, tais e tantas as afinidades doutrinárias que mantém para com a segunda parte da palavra de Deus.” Acrescentamos que, em especial com o livro de hebreus. A idéia de expiação pelo pecado é predominante no livro.
 
                                        números
           Os judeus davam a este livro o título “BEMIDHBAR” (no deserto), expressão que se encontra no primeiro versículo do livro. O nome números não é bem apropriado para expressar todo conteúdo do livro. Certamente, este nome foi sugerido por causa dos dois recenseamentos do povo de Israel mencionado no livro. O primeiro censo, ou numeração (cap.1), foi ao pé do monte Sinai, no primeiro dia do segundo mês da partida de Israel do Egito. O segundo recenseamento se deu ao fim da peregrinação do povo (cap.26), às margens do Jordão com vistas à colocação das tribos de Israel na terra prometida. O tema do livro é “APROXIMAÇÃO DA TERRA DA PROMESSA”.
 
                                          Deuteronômio
           Os judeus chamavam “ELLEH HADDÊBARIN” (essas são as palavras) ao quinto livro do Pentateuco. O nome “DEUTERONÔMIO” vem da septuaginta. Segundo alguns estudiosos, esse título é uma tradução não muito fiel de algumas palavras encontradas no verso 18 do cap.17 a expressão aí encontrada é “uma cópia desta lei” e não uma “segunda lei” (deuteronômio significa “uma segunda lei”.).
           O quinto livro da lei é um dos mais belos e práticos do Velho Testamento. Clyde Francisco diz: “Deuteronômio é um livro que encerra grande valor religioso para os nossos dias. Amor é a chave para a vida divina. A Deus é devida toda a lealdade do coração humano, por causa da sua graça, foi o livro favorito de nosso salvador”.Sem dúvida alguma, Deuteronômio é o livro de que Jesus mais se afeiçoou em todo o Pentateuco. Não poderia se diferente, pois esse livro fala do caráter de Deus, de sua própria essência, que é o amor. A melhor de todas as definições sobre Yahweh é que Deus é amor, conforme I João 4:16.
 
                                          Josué
           A respeito deste livro, Robertson comenta o seguinte: ”É com propriedade que o livro toma o nome do guerreiro que esteve sempre intimamente associado com Moisés (Êxodo 24:13;33:11), e que solenemente foi separado para sucedê-lo, não somente como comandante militar, senão também como líder e guia de um povo (Nm.27:18-23). O livro relata os eventos que se verificam durante a sua liderança, e se encerra com relato de sua morte.”
 
                                   Juízes
          O livro de Juízes contém a história de Israel, se formos contar toda a história assombrosa, parece anunciar o propósito era adorar a Jeová através da Imagem (Juízes 18:6) porém tal adoração não era aceitável a Deus, que dissera: “não farás Imagens de esculturas”( Ex: 20:4)
 
                                        Rute
          Rute é um pequeno livro contendo uma das mais belas histórias de todos os tempos. Nesse livro, encontramos as coisas de maior interesse na história humana, a saber, tragédia, humor, amizade e um desfecho feliz inesperado, quem já leu este livro deve saber.
 
                                  Samuel
           Os dois livros que conhecemos hoje como I e II Samuel foram, primitivamente, no Cânon Hebraico em único livro. A divisão não apareceu antes do século LXX, onde encontramos Samuel e Reis enumerados como  primeiro segundo terceiro e quarto.”Livros  dos Reis” (Biblioi Basiléia ).Os Livros de Samuel e Reis foram considerados  pelos tradutores  da Septuaginta  como uma  história completa dos dois reinos de Israel e Judá, e a  obra passou a ser dividida em quatro livros. Samuel, Saul, e Davi são os três principais heróis dos livros de Samuel. Por isso, podem ser divididos logicamente em três grandes seções correspondentes às vidas desses personagens:
                    
                                
                                    O Período de Samuel. (I Sam. 1-12)
                                    O Reinado de Saul. (I Sam. 13-31)
                                    O Reinado de Davi (II Sam. 1-24).
 
          
                                    Reis
           Os livros dos Reis cobrem o período da história bíblica, desde a velhice de Davi e a nomeação de Salomão, para ser seu substituto no trono, até a ida de Judá para o cativeiro da Babilônia. Conta, de maneira pormenorizada, a história de Salomão. Descreve, paralelamente, a história dos reis Israel e Judá até à queda da  Samaria, no ano  722 A.C., quando o Reino do Norte desapareceu. Depois, continua a história de Judá sozinho até às invasões babilônicas, em Jerusalém, e a destruição desta cidade no ano 586 A.C. Vai mais longe ainda quando  relata a libertação de Joaquim e sua exaltação por Evil-Merodaque, no trigésimo sétimo ano  do cativeiro  daquele rei. O nome “Reis” por si mesmo explica o conteúdo. Esses livros contêm a história dos Reis, começando por Salomão, rei sobre todo o Israel, prosseguindo com a história dos reinos divididos, até o desaparecimento do Reino do Norte, e indo mais adiante até os últimos reis de Judá. O conteúdo deste livro pode ser disposto assim:
 
  • O Reino de Salomão (I Rs. 1-11).
  • O Reino Dividido (I Rs. 12 a II Rs. 17).
  • A Sobrevivência do Reino de Judá (II Rs. 18 a 25).
 
                                                   Crônicas
           O livro de Crônicas, o nome hebraico do livro é “Dibrey Hay-yasmim”, isto é acontecimentos Diários, ou “Anais”. A septuaginta o intitula de “Paraleipómena” que quer dizer “Coisas Omitidas”. Esse título grego é uma verdadeira definição da natureza do livro, uma vez que ele contém matéria omitida em Samuel e reis. O nosso título “Crônicas” foi dado por Jerônimo, na Vulgata, no século IV de nossa era.
 
                                                 Esdras
           O livro de Esdras abrange o espaço de tempo que vai do primeiro retorno dos judeus do cativeiro em Babilônia para Jerusalém sob a liderança de zorobabel, no ano de 537 A.C., até  a segunda visita de Neemias a Jerusalém, em 432 A.C., um período de um século mais ou menos. Mas a história não é contada ininterruptamente. È restringida a certos períodos ou ocasiões de importância para Judá
 
 
                                             Neemias
           O livro de Neemias , este livro é uma seqüência  lógica do livro de Esdras, com o qual apareceu sempre unido no Cânon Hebraico. È mesmo muito provável que esses dois livros constituíssem, desde o princípio de sua circulação, um livro único.
Este livro o principal objetivo do autor foi descrever as circunstâncias relacionadas com a edificação dos muros de Jerusalém, em 444 a.C. e sua dedicação alguns anos mais tarde. O livro de Neemias se divide, do ponto de vista lógica, em três seções, que são  as seguintes:
 
       (A). 1 a 7- A narrativa  é aí contada na primeira pessoa
       (B) 8 a 10 Neemias não fala na primeira pessoa, e Esdras aparece como principal personagem ;
  1. 11 a 13- Uma miscelânea de acontecimentos relacionados com o trabalho  de Neemias  fala na primeira pessoa, como em 12:27-43 e 13:4-31
 
 
                                                    Ester
             Este livro encerra uma história dramática sobre a proteção providencial de Deus em favor do seu povo. Enquanto os livros de Esdras e Neemias revelam o cuidado de Deus para com os Judeus egressos do exílio babilônico, o livro de Ester mostra o mesmo cuidado em favor dos que ficaram no estrangeiro.
       
 
                                                   Jó
          Neste livro o autor apresenta Jó e os esforços de Satanás para fazê-lo amaldiçoar Jó
 
                                     LIÇÕES PRECIOSAS DO LIVRO DE JÓ
                           
                                          Primeira lição
 
Deus permite Jó o sofrimento para aperfeiçoar o crente. Nem sempre o sofrimento vem no homem como causa do pecado. As aflições podem vir aos  justos como uma prova de sua fé  no Deus Eterno
                                               
                                                   Segunda lição
 
Satanás é o adversário dos fiéis crentes  como Jó (veja Zac. 3:1-2). Mas, nada ele pode fazer sem a permissão de Deus. Satanás não é onipotente, nem onisciente, nem onipresente. Está sob o governo de Deus. Deve ser motivo de conforto para o crente saber que Deus permite a aprovação, em conformidade com a capacidade dada pelo próprio Deus para suportá-la (Lc. 22:31; e I Cor: 10:13).
 
                                               Terceira Lição
A perseverança dos santos está eloquentemente ilustrada em Jó. Jeová confia nos seus santos, embora Satanás zombe deles.
 
                                               Quarta Lição
 
A justiça de Deus há de triunfar. Há necessidade de vida além da morte, pois do contrário, ficaria comprometida a justiça divina, visto que, nesta vida, ás vezes, o justo sofre reveses, enquanto que ímpio prospera. Depois da morte, vem o juízo. Deus vingará os justos e lhes servirá de Redentor (Jó 19:25-27).
                                                       
 
                           Salmos 
           O livro de Salmos é uma coletânea de poesia hebraica inspirada pelo Espírito Santo, descrevendo a adoração e as experiências espirituais do povo de Deus nos tempos do Antigo Testamento. É a parte mais íntima e pessoal do Velho testamento, mostrando como era o coração dos fiéis naquele tempo.
           A alma do crente pode ser comparada a um órgão, do qual Deus seria o organista. Nos Salmos, ouvimos como Deus toca todas as emoções da alma piedosa, produzindo cânticos de louvor, confissão, adoração, ações de graças, esperança e instrução.
 
                                            Provérbios
          A primeira palavra do livro, “mashal”, segundo os estudiosos, vem de uma palavra Hebraica que quer dizer “ser semelhante”, daí a razão porque se pode traduzir a palavra “ashal” como “comparação”, “ semelhança”, a palavra grega “paroimía” significa “ditos sábios”, “provérbios”,
 
                                          Eclesiastes
           Eclesiastes é chamado no hebraico de “Koheleth”, nome tirado da primeira sentença do livro. “Koheleth”é um particípio feminino da raiz do verbo “Kahal”, que significa “chamar”, ou, então, “convocar”, especialmente para propósitos religiosos ou solenes.
 
           Não significa um “coligidos de sabedoria, ou máximas”, porém um ajuntador do povo de Deus. (Ecl. 12:9 ao 11) 9- E, quanto mais sábio foi o Pregador, tanto mais sabedoria ao povo ensinou; e atentou, e esquadrinhou, e compôs muitos provérbios/10-Procurou o Pregador achar palavras agradáveis; e o escrito é a retidão, palavras de verdade./11-As palavras do sábios são como aguilhões e como pregos bem fixados pelos os mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor.
 
           Felicidades sólidas; e, além disso, desviar os homens do que e bem aparente para o único bem real e permanente, isto é, o temor de Deus e a Comunhão com Ele.
 
 “Vaidade das vaidades tudo é vaidade”, é a sua primeira lição. “Numa tradução mais ao pé da letra, essa frase ficaria assim: “nevoas de nada, tudo são nevoas de nada”. E a última verdade de Eclesiastes é:” Teme a Deus e guarda seus mandamentos.”
                                               
                                
                                      Cantares de Salomão
 
POSSÍVEL INTERPRETAÇÃO DO LIVRO
  • Cantares Como no Antigo Testamento
  • Uma criação de Cânticos Núpcias
               3- Cantares como Cântico de Amor
          4- Cantares como uma Alegoria:
          5-Cantares como uma Tipologia
          6-Uma Mensagem de Amor literalmente
            
                                 
                                ISAIAS
          Com muita razão é este livro considerado o maior livro da profecia do Velho testamento. Nele, as profecias messiânicas chegam ao apogeu, fato este concorreu para que fosse muito apreciado pelos escritores do Novo Testamento. O tema do Livro é ”a Santidade de Deus”. Sua justiça, sua bondade, sua Graça, tudo decorrendo do seu caráter santo. Como escritor, certamente Isaias transcende aos demais profetas canônicos. Em Isaías encontramos autoridade profética atingindo o seu ponto culminante.
 
          O descortino profético de Isaias é admirável. Ninguém melhor do que ele viu os sofrimentos e a glória do Messias, ou Cristo. Por essa razão, é chamado de “o Profeta Evangelista”. Por isso, o apostolo João Afirmou: “Isaias viu a gloria dele (de Jesus) e falou a seu respeito (Jô. 12:41).
 
 
.                              O livro de Jeremias
  1. As Primeiras Mensagens de Jeremias a Judá (1-25),,
  2. Aspectos da vida Pessoal do profeta: Biografia (26-45)
  3. Oráculo Sobre Algumas Nações Estrangeiras (46-51
  4. CONCLUSÃO. Apêndice História Sobre a Queda de Jerusalém e o cativeiro Babilônio (52)
      
              Na Bíblia hebraica o livro é chamado “Como” (echah), que é a primeira palavra com que o profeta inspirado começa as elegias contidas no livro. A Septuaginta
E título “Threnoi Hieremias,” isso é. “As lágrimas de Jeremias”.
O fim principal das lamentações era ensinar aos Judeus que não desprezassem o castigo do Senhor, nem se desesperassem, quando dele recebessem à punição e voltasse para Deus.
                       
                     A PROFECIA DE EZEQUIEL
      A Chamada profética ao Ministério
      B. Predições e Representações Simbólica Contra Jerusalém (3:22 a 8:7)
C. Visões de Contaminação Templo (8 a 11)
  D.Repreensões e avisos específicos (12 a 19)
        E. Outra séries de avisos (20:23)
        F. Perdições durante o sítio de Jerusalém. Morre a esposa do profeta (24)
        G. Perdições contra sete nações vizinhas (25 a 32)
        H. Profeta sobre a restauração de Israel (38e 39)
         I. Restauração do culto e representação simbólica (40 a 48)
 
                          
                               A profecia de Daniel
     A. Experiências de Daniel e seus companheiros (1 a 6)
        
 
  1. DANIEL NO PALACIO DE NABUCODONOZOR (1)
  2. O SONHO DE NABUCODONOZOR (2)
  3. A ESTÁTUA DE NABUCODONOZOR (4)
  4. UM NOVO SONHO DE NABUCODONOZOR (4)
  5. A ESCRITURA NA PAREDE (5)
  6. DANIEL NA COVA DOS LEÕES (6)
 
 
                       A profecia de Oséias
           Oséias é chamado o primeiro profeta da graça, o primeiro evangelista de Israel, o Jeremias do reino do norte, e o apóstolo João do Velho Testamento. Seu extraordinário livro sugere-nos, na verdade, todos esses títulos.
          O seu nome no hebraico-Oshe´a - é um tempo verbal e não propriamente uma forma de nome. Segundo a maioria dos grandes comentadores bíblicos, o nome quer dizer  “ salvação” ou “libertação”.
 
                  A profecia de Joel
A. Praga sucessiva de gafanhotos e seca (1-20)
B. O dia de Jeová (2:1-11)
C. Uma chamada ao Arrependimento (2;12-17)
D. O povo se arrepende e Jeová promete alívio e restauração (2.18.a 3:21)
   Joel (Yo´el) significa “Jeová de Deus”
 
 
                         A profecia de Amós
A.Uma série de profecias contra as nações vizinhas a Israel, e também contra Israel.
(1-2)
B.Três sermões sobre a condenação de Israel (3-6)
C.Cinco visões com a intercalação do dialogo entre o profeta e o sacerdote idólatra de Betel (7:1 a 9:17)
   
                           A profecia de Obadias
A. A destruição de Edom é inevitável (1-9, e 15b).
B. As razões da ruína de Edom (10- 14)
C. A proximidade do dia de Jeová (15 a. 16 a 21).
 
 Obadias foi um dos profetas do reino do Sul (Judá). No hebraico, o seu nome era Obhadhyah, e quer dizer “adorador de Jeová”.
 
                     A profecia de Jonas
1) A chamada de Jonas e sua desobediência (1:1-4)
2) O castigo de Jonas por causa de sua desobediência (1:5-17)
3) A oração de Jonas dentro de um grande peixe (2:1-9)
4) A libertação e a nova comissão de Jonas (2:10 a 3:2)
5) A pregação de Jonas em Nínive e o arrependimento da cidade (3:3-9)
6) O afastamento do castigo de Nínive e a profunda contrariedade de Jonas (3:10 a 4:5)
7) Uma lição objetiva dada por Deus a Jonas (4:6-11)
 
“O livro de Jonas ensina a teologia mais sublime do Velho Testamento”. Na generosidade, no amor pela humanidade, e na apreciação do caráter de Deus,
“Este livrinho é proeminente como o mais nobre, o mais liberal e o mais cristão que há em toda a literatura do Velho Testamento”.            
 
 
                               A profecia de Miquéias
1-O Cativeiro é Certo (1:2 a 2:11)
2-A Restauração do Cativeiro Também é Certa (2:12-13)
3-O Cativeiro Virá Por Causa da Corrupção Moral (3:1-12).
4-Sião, Porém, Será Restaurada e elevada a Uma Preeminência Moral, Nos Últimos.
Dias (4:1-8).
5-O Cativeiro Virá, Por Causa da Falta de Liderança (4:9 a 5-1)
6-Israel, Porém, será Restaurado Pelo Mesias (5:2-15).
7-O Cativeiro Virá Por Causa da Infidelidade (6:1 as7: 6)
8-Israel, Porém, Será Restaurado Através da Fé (7:7)
 
                                   A profecia de Naum
Cada um dos Três Capítulos é Uma Ode, Por isso Surege-se Seguinte Divisão
A-Uma acróstico Alfabética, Contendo.
1-O livro do livro
B-Três Aspectos das Angústias de Nínive
1-A cidade Sitiada (2:1-6)
2-A Cidade Saqueada (2:7-10)
3-A Cidade Destruída
C - Um Cântico de guerra, Salientada:
1-O castigo de Nínive, por causa de sua iniqüidade,
 
                          A Profecia de Abacuque
          O Livro exibe unidade, e impressiona por sua forma artística. Começa com um diálogo entre Jeová e o profeta. As pronunciações desse profeta diferem, de muitas maneiras, das maneiras dos profetas que lhe precederam. Estes se dirigiam da parte de Deus a Israel. Abacuque, porém, se dirigia a Deus da parte de Israel.
 
                            A Profecia de Sofonias
A-O Julgamento do Mundo no dia  do Senhor (1:2 a 3:7)
B-A Salvação Através de Um Julgamento Purificador (3:9-13)
C-Apêndice à Mensagem (: 3:14-17)
                
                               A profecia de Ageu
1- O  povo, através de seus líderes, é exortado a não negligenciar a obra de reconstrução do Templo, sob pena de permanecer no desfavor de Deus. “Ageu 1:1-11”.
 
2 – O povo atende a voz do profeta, e as operações de construção de reiniciam “Ageu 1:12-15”.
 
3 – Mensagem encorajamento aos edificadores do Templo “Ageu 2:1-9”.
 
4 – A complicação da obra é um índice seguro do retorno do favor divino ao povo “Ageu 2:20-23”.
 
 
                                   A Profecia de Zacarias
 
A –  INTRODUÇÃO (1:1-6)
 
Os primeiros seis capítulos servem de introdução ao livro encerram uma chamada ao arrependimento. È a nota principal de caracteriza todo o livro B – Visões Simbólicas com vistas à Edificação do Templo (1:7 a 6:15).
Esta parte da profecia foi pronunciada no dia 24 do undécimo mês do segundo ano do reinado de Dario, exatamente dois meses depois de lançados os alicerces do templo. (veja Ag. 2:18 e Zac 1:7). As visões são as seguintes:
 
1 – OS MENSAGEIROS CELESTIAIS (1:7-17)
2 – OS QUATROS CHIFRES E OS QUATRO FERREIROS (1:18-21)
3 – UM HOMEM COM UM CORDEL DE MEDIR (2:1-13)
4 – TROCA DE HABITOS DO SUMO SACERDOTE JOSUE (3:1-10)
5 – O CANDEEIRO DE OURO E AS DUAS OLIVEIRAS (4:1:-14)
6- UM ROLO ROLANTE (5:1-4)
7 – UMA MULHER DENTRO DE UMA EFA (5:5-11)
8 – OS QUATRO CARROS (6:1-8)
 
A Profecia de Malaquias
          Pouco se sabe da sobre a personalidade deste ultimo profeta canônico. O seu nome Mal`achi, no hebraico, ou Malachias no grego significa “Meu mensageiro”. Há muita possibilidade de o nome ter sido uma abreviação de Malàchiyah, nome dado a Ageu , cuja significação é: “Mensageiro de Jeová”. Mas a septuaginta, não obstante ter dado ao livro ao titulo de Malaquias quando traduz a palavra no texto, não a considera nome próprio e sim comum: “ Carga da palavra do Senhor a Israel por meio de seus mensageiros” ( aggelou autou). No targum de Jonatas Ben Uziel ao nome Malaquias se acrescentam estas palavras: “ cujo nome se chama Esdras, o escriba”
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
(1) KELLEY, Page. Mensagens do Antigo Testamento para os Nossos Dias (Rio de Janeiro, Juerp, 1980), p.27.
 
(2) FRANCISCO, Clyde, Introdução ao Novo Testamento. (Rio de Janeiro, Juerp, 1969), p. 13.
 
(3) Op. Cit., p. 14
 
(4) Id. Ibid,. p. 15
 
(5) FALCÂO, Silas Alves. Panorama do velho testamento, Vol. II (Rio de Janeiro, Casa publicadora Batista, 1965), p.18.
 
(6) Wolf, Hans Walter. Bíblia Antigo Testamento. Introdução aos escritos e métodos de estudo (São Paulo, Edições Paulinas, 1978) p.11.
 
(7) FRANCISCO, Clyde (Op. Cit)
 
(8) ARCHER, Gledson L. (Jr.). Merece Confiança o Antigo Testamento? (São Paulo, Soc. Rel. Edições Vida Nova, 1991) p.13.
 
(9) BEREZZIN, Jaffa Rifka. Dicionário Hebraico-Português. ( São Paulo, Editora da USP, 1995) p. 22
 
(10) DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. ( São Paulo, Soc. Religiosa Edições Vida Nova, Vol. I, 1979) p.91.
 
(11) ROBINSON, Jorge L. Los Doce Profetas Menores. (El Paso, Texas, Casa Batista de Publicaciones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares