domingo, 15 de setembro de 2013

Intimidade com Deus - Parte 8

http://novotempo.com/3dicas/files/2012/04/SE_23.jpg

          Testemunhar é contar a qualquer pessoa a história da minha vida com Deus, sempre que eu tenha oportunidade. É compartilhar sobre o meu  encontro pessoal com Cristo Jesus.

Também posso testemunhar:
- Pela maneira como vivo;
- Pelas minhas atitudes para com as pessoas e para com toda a criação de Deus;
- Pelas escolhas que faço;
- Pelos meus hábitos;
- Pelos meus relacionamentos.

Chamado para testemunhar


          ‘’O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor’’(Lucas 4:18-19).
O Senhor Jesus anseia conduzir-nos a uma experiência de evangelismo como estilo de vida. Pelo Seu poder, Ele deseja que eu cure os quebrantados de coração, pregue o evangelho, restaure a visão espiritual dos cegos espirituais, coloque em liberdade os oprimidos e anuncie a Sua grande vinda para pôr fim ao pecado e aos sofrimentos (Apocalipse 21:4).

Para testemunhar precisamos amar às pessoas

       A oração intercessora é o grande segredo para que eu passe a amar as pessoas com o amor de Jesus e me interesse pela salvação delas. O Espírito Santo é o responsável em ‘’derramar o Seu amor em meu coração: ‘’Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado’’ (Romanos 5:5). Ele quebra todas as barreiras pessoais e me dá o desejo de falar do evangelho.

Como testemunhar com coragem

         Na prática do meu testemunho devo preocupar-me com as pessoas solitárias, feridas e pecadoras. Devo também levá-las ao conhecimento simples do evangelho e mostrá-las que podem renascer espiritualmente para uma nova vida. A minha parte consiste simplesmente em ser obediente à voz do Espírito Santo, que me conduz a boas oportunidades, a fim de que eu apresente a maravilhosa notícia do evangelho.

Você tem medo de testemunhar?

 - Medo de ser rejeitado?
- Medo de não ter conhecimento suficiente?
- Medo de ofender um amigo ou parente?
- Medo de ser ridicularizado ou perseguido?
Veja bem, Deus é quem cria as oportunidades e elas sempre estão acompanhadas da promessa de capacitação e poder (Êxodo 4:10-11). Todo o trabalho é orientado e administrado pelo Espírito Santo. Não devo me preocupar ou temer, e sim confiar, a menos que eu não esteja bem em minha comunhão pessoal.

Deus tem urgência

          “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para a colheita” (Mateus 9:37-38).
O meu relacionamento com Jesus precisa ser mais do que admiração pessoal. Deve haver total compromisso. Como?
- Ofereçendo minha vida e energia à missão de Cristo;
- Aceitando os Seus ensinos e padrões morais;
- Procurando viver à luz do que Cristo viveu e revelou;
- Compartilhando com os outros sobre o meu encontro com Cristo.
Se eu desejar fazer qualquer coisa que tenha algum significado espiritual, ela precisa ser feita em parceria com o Espírito Santo. Portanto, viva em comunhão com Deus e Ele lhe utilizará para salvar muitas pessoas.
“...Sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5).
“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7).

Passos para testemunhar:

 Primeiro passo:

Faça algumas poucas perguntas, com muita discrição e respeito, conforme as características da pessoa.
Sugestão: cinco perguntas que ajudarão a descobrir a condição espiritual da pessoa:
1. Você tem alguma religião? Lembre-se, jamais critique a fé da pessoa.
2. Quem é Jesus Cristo para você?
3. Você crê que pode relacionar-se intimamente com Jesus? (conte, resumidamente sua história com Deus, se tiver um  clima favorável).
4. Tenho o costume de orar por pessoas todos os dias. Posso orar por você também? Tem algum pedido especial que gostaria de fazer a Deus?
5. Você gosta de ler a Bíblia? Posso sugerir alguns textos agora? Se a pessoa disser “Sim”, abra a Bíblia. Se a resposta for “Não”, apenas reforce seu compromisso de orar por ela, se ela fez algum pedido de oração.

Segundo passo:
Forneça alguns versículos bíblicos para a pessoa ler em voz alta.
1. Romanos 3:23 – “Todos pecaram”.
2. Romanos 6:23 – “O salário do pecado é a morte”.
3. João 3:3 – “...ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”.
4. João 14:6 – “Eu sou o caminho”.
5. Romanos 10:9-11 – “Se você confessar com sua boca... você será salvo”.
6. 2 Coríntios 5:15 – “...os que vivem, não vivam mais para si mesmos”.
7. Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato”.
8. Mateus 6:33 - ‘’Busque em primeiro lugar o reino de Deus...’’

Terceiro passo:
Na sequência, faça um pequeno apelo e um convite:
Apelo – Você tem o desejo de conhecer a Deus cada vez mais, e viver uma vida plena de comunhão com Ele?
Convite  – Tenho uma série de estudos e acho que você vai gostar, intitula-se _____ (apresente uma série de estudos de sua preferência). Você gostaria de que, juntos, aprendêssemos mais desses temas?
Agora é só marcar o dia. Ore, porque o Espírito Santo está agindo no coração com muita intensidade. Apenas confie. O convencimento é obra de Deus.



Leia a parábola do semeador (Lucas 8) e faça uma avaliação, conforme gráfico abaixo:


Reflita:
“De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse” (2 Coríntios 5:20).
“...assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia” (Isaías 55:11).

Autor: Manassés Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares