terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nome de Deus nas Escrituras: EU SOU!

Deus é.....?
Ao observar a bíblia sagrada percebi que Deus nunca se apresentou ao homem por um nome. A única vez que Ele se nomeou, foi quando Moisés no monte Horebe pergunta "...qual é o seu nome?... Ex 3:13.

O que é interessante é que Deus não diz um nome, mas Ele diz uma de suas características: EU SOU.

Mas como que existem diversos nomes pelo qual Deus é conhecido? Quem deu esses nomes ao Todo-Poderoso?

Como a bíblia interpreta a si mesma vamos analisá-la.

Era costuma dos povos antigos colocarem nomes nas pessoas de acordo com alguma característica física ou por alguma atitude realizada costumeiramente ou esporádica. Como exemplo temos Jacó e Esaú. Jacó quer dizer enganador, trapaceiro; ele ganhou esse nome por tentar tomar a primogenitura do seu irmão ainda no ventre de sua mãe ao nascer agarrado ao seu calcanhar. Já Esaú teve esse nome por ter o corpo coberto de pêlos (algo que hoje a ciência chama de síndrome de Werewolf ou lobisomem em português), logicamente seu nome significa homem peludo.

O mesmo Jacó ao passar por uma experiencia que marcou sua vida o próprio Deus (em forma teofânica) mudou seu nome para Israel.

A mesma coisa ocorre quando alguém coloca um nome em Deus. Colocar nome em Deus, isso soa meio estranho não?! É, mas é isso que ocorre.

Um grande exemplo disso é Abrão que ao subir o monte Moriá para imolar seu filho, recebe de Deus a providencia, um cordeiro, para o holocausto. Após isso Abraão chamou aquele lugar de Jeová Jire (O Senhor proverá). Dependendo da sua fonte de pesquisa ou tradução você vai encontrar uma infinidade de significado tipo: Jeová proverá, o Senhor que nos provê, etc.

Outro exemplo é Agar que após ver e falar com Deus no deserto, o chama de Deus da vista (Laai-Roi).

Enfim, faltaria espaço para expor os exemplos da bíblia acerca deste assunto. Mas o que eu quero dar a entender é que logo após uma grande experiencia com Deus os homens e mulheres que passaram este momento tinha em mente uma definição de Deus, o que resulta num nome, pois a experiencia mostrou-lhes algo característico de Deus e como visto anteriormente os nomes são resultados de características físicas ou do caráter.

Quero concluir dizendo que é através da provação que você vai conhecer a Deus. Ele se revela a você através das dificuldades que Ele permite em sua vida. Muitos preletores dizem que a prova é pra Deus conhecer você melhor, etc. Mas isso não se encaixa na Onisciência de Deus como o próprio salmista descreve que não havendo ainda palavra alguma na minha lingua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Sl 139:4.

A provação tem, entre outros objetivos (dos quais falarei em outra postagem), nos fazer conhecer a Deus.

Nós ouvimos falar os nomes de Deus, mas será que conhecemos realmente as suas características?

Google+ Followers

Postagens populares