quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atitudes? Quais são as devidas?


DEUS PROVA VOCÊ E QUER VER A SUA RESPOSTA


INTRODUÇÃO
 
          As pessoas não querem assumir responsabilidades em suas vidas. Vemos as pessoas sofrendo, vivendo uma vida medíocre, porque não tem a coragem de mudar. Já ouvi muitas vezes pessoas dizendo: Deus me fez assim, vou morrer assim.
 
           Mas não é isto o que Deus planejou, Ele quer que as pessoas vivam bem! Os Israelitas, ficaram 40 anos andando em volta do monte Horebe, para aprender os princípios de Deus: Humildade, submissão e dependência Dele. Humildade em reconhecer que Deus tinha o melhor para eles. Submissão para saber que o caminho para qual estavam sendo levado, os levaria a terra prometida, e dependência para saber que eles estão sob a responsabilidade de quem os conduzia, e que tudo o que pudesse acontecer naquela caminhada, seria responsabilidade do condutor, e ele teria que resolve-los.

          Mas como, com excessão de Josué e Calebe, todos os demais não aprenderam a lição de casa, por consequência ficaram no deserto, inclusive Arão por desobedecer a Deus. Ele apesar de ter sido escolhido por Deus, para ser o Sumo-Sacerdote, o primeiro da linhagem levítica, responsável espiritual do povo, traiu a confiança de Deus e o afrontou com a idolatria ao bezerro de ouro.

          Moisés apesar de ter sido o braço forte de Deus,  em toda esta história, achou-se no direito de desobedecer uma ordem de Deus, e bater na pedra, e não toca-la como Deus lhe havia ordenado, porque esta pedra era o próprio Cristo. Então Arão e Moisés, foram provados por Deus, no quesito obediência,  e a resposta que deram,  não agradou a Deus, usaram o principio de rebeldia, princípios estabelecidos por Satanás, e por isto não entraram na terra prometida, apesar de serem homens escolhidos para sua missão pelo próprio Deus. Veja que ambos, foram salvos, estão no sheol dos salvos. Moisés é um dos heróis da fé citado em Hebreus 11, e comparado a Jesus Cristo em Hebreus 3, mas não entrou na Canaã terrestre, por responder com desobediência a uma ordem de Deus.  E qual tem sido a sua resposta a Deus diante das provações?

II - Temos medo de assumir as responsabilidades

          Nós não somos diferentes dos Israelitas, ficamos andando em volta da nossa montanha várias vezes. E qual é a sua montanha? O seu eu? O seu temperamento? O seu trabalho? A sua família? Os seus amigos? Do que é que você não quer abrir mão em hipótese alguma, apesar de você saber, que é isto que lhe atraza a vida? O que é que te mantem no deserto? e que por isto, você fica dando voltas em torno da sua montanha, e não chega a lugar nenhum, porque não tem a coragem de assumir a responsabilidade e mudar. Quando Deus nos mostra a nossa montanha, e o que é que temos que fazer para continuarmos nossa caminhada para terra prometida, não temos a coragem de encarar, e tomamos a decisão, permanecemos nela, porque é mais cômodo, e assim, não precisaremos assumir responsabilidade, então como diz o proverbio: Vou morrer assim! Então se prefere morrer no deserto, e não chegar a terra prometida.

III- Responsabilidade.
 
          A palavra responsabilidade, segundo o dicionario significa: Obrigação de responder pela suas próprias ações. Então ser responsável é responder pelos seus atos, pelas atitudes que se toma. Deus deu capacidade ao ser humano, inteligência, e livre arbítrio de escolha. E como você tem respondido pelas ações geradas por estes talentos que Deus te deu? Você tem usado a sua capacidade, a sua inteligência para fazer a escolha certa?  Provérbios 2:6 diz: Porque o SENHOR(YAOHUH) dá a sabedoria; da sua boca vem o entendimento e o conhecimento.

          Você usa corretamente estes talentos que Deus lhe deu? Ou vive de uma maneira irresponsável, consigo mesmo, vai levando a vida como dá, e ainda diz: Seja como Deus quiser! Mas será que é isto que Deus quer para você? Ou é Satanás que quer que você continue a viver assim? Provérbios 15:33 diz: O temor do SENHOR (YAOHUH) é a instrução da sabedoria e precedendo a honra vai a humildade. Nós só seremos sábios, honrados, e consequentemente viveremos os princípios de Deus, principalmente a humildade, e se aprendermos com o temor do SENHOR, com o temor de YAOHUH ( o nome próprio de Deus). Então seremos sábios e honrado se tivermos temor a DEUS.

          Você tem cumprido tudo aquilo que fala? tem cumprido os seus votos, as suas promessas?  Pessoas maduras, que tem o temor de DEUS, assumem responsabilidades pelas suas próprias vidas, ou você continua a agir como um bebe?

          Devemos sempre procurar fazer a coisa certa, pois foi para isto que fomos chamados, escolhidos, por Jesus Cristo. João 15:16 diz Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça. Jesus nos escolheu para darmos frutos e permanentes, e Ele disse vai!

          Então no temor de Deus, vamos e façamos o certo! Veja Provérbios de 6:6-8 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. A formiga é responsável sem supervisão, ela sabe qual a sua responsabilidade, e faz o que é certo. E é só uma criatura de Deus, é apenas um inseto, mas nos serve de exemplo. Deus usa coisas insignificantes para ensinar as coisas certas.

          Nós temos que ser como as formigas, fazer o certo mesmo quando não tem ninguém olhando, isto é nenhum ser humano, porque Deus esta sempre olhando, vê tudo e ouve tudo. Então vai como disse Jesus, produza frutos permanentes, mesmo quando não tem ninguém te supervisionando, Deus é o teu supervisor, não se esqueça disto.

          Tenho visto nas Igrejas pessoas reclamando que não tem oportunidade na Igreja,  para pregar, para ser professor, para trabalhar no departamento infantil, etc... Mas se esqueceram que, o campo de trabalho é o mundo, e existem bilhões de pessoas para você pregar o evangelho, e você está esperando o que?  Seja como a formiga, faça! ninguém precisa te mandar, Jesus já disse vai! Ele não disse " Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 15:16). Ele está esperando a tua resposta! O sábio é obedece-lo, pois significará que tens temor a Deus. E esta é a resposta, que Ele, está esperando de você, obediência, para poder abençoa-lo como fez com Abraão, Deus disse a ele sai desta terra, e ele não questionou, obedeceu, e foi sem saber para onde ia, mas confiando naquele que havia dito, pois sabia que,  o que ordenara, era fiel para cumprir a sua palavra. Então faça como Abraão vai! e se uma benção, e então serás abençoado, como Abraão o foi.

IV- Nós temos que crescer e assumir responsabilidades
 
          As crianças pequenas tem sempre alguem que cuida delas, são os país em muitos casos as babás, mas elas são pequenas e alguem deve cuidar delas, porque podem se machucar, podem não comer etc... então tem sempre alguem a vigiando o tempo todo. Moisés fez tudo pelos israelitas, eles se acostumaram a não fazerem nada por si mesmos, mas Moisés morreu! Então Deus fala a Josué: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois,  agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que dou aos filhos de Israel. Deus disse vamos Josué, não adianta ficar ai se lamentando e chorando, levanta-te dai, tu e este povo, e entra na terra prometida, porque Moisés já morreu, agora é contigo que eu conto para conduzir este povo, Eu estou contigo, como estava com Moisés.

          Vemos em nossas Igrejas que muitos querem fazer grandes coisas, mas não querem ser responsáveis. Enquanto alguem estiver fazendo as coisas por nós, não poderemos viver na terra prometida. Se a pessoa está com algum problema, é outro que ora por ela, quando precisa de uma palavra, é outro que abre a bíblia para ela, quando precisa de encorajamento, é outro que o estimula, somos iguaizinhos aos Israelitas, era Moisés que fazia tudo por eles, e para nós são outras pessoas.

Jesus disse: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16:17-18). E então se você tem Jesus, e o Espirito Santo contigo, você acha que alguem precisa fazer alguma coisa por você? Se você acha que sim, sinto muito, mas você precisa se analisar, e ver se você realmente passou pelo processo da salvação, porque você não crê, e a descrição que Jesus deu acima é para os que crêem!

          Deus quer que cresçamos que sejamos árvores que produzam frutos de justiças, frutos permanentes, como disse Jesus em João 15:16, produza frutos permanentes. E o tempo corre, veja Romanos 13:11-12 E isso digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação esta agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e visitamos-nos das armas da luz. Então acorda meu irmão, levanta, assuma responsabilidades, pois Jesus está voltando. Jesus disse: buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e então as demais coisas lhe serão acrescentadas. Se você está esperando que coisas sejam acrescentadas em sua vida, então vai! busca o Reino de Deus, produza frutos de justiça, filhos de Deus, permanentes, e as coisas que você espera lhe serão acrescentadas, porque quem prometeu é fiel para cumprir.

V- Levantar-se significa pôr-se em pé, acordar espiritualmente.
 
          Letargia significa: indiferença, indolência, apatia, negligência, passividade, preguiça e insensibilidade, vemos que foi esta a resposta dos Israelitas a Deus.  Em Ageu 1, vemos que durante 18 anos, os que tinham voltado do cativeiro para Jerusalém, ficaram protelando a reconstrução do templo, faziam tudo, menos as coisas de Deus, e tinham acabado de voltar de um cativeiro de 70 anos.

          Quantas vezes Deus nos tem tirado de cativeiros, nos livrado de situações dificílimas,  e em vez de fazermos como Abraão, levantarmos sacrifícios de louvar a Deus, construirmos altares para Deus, fazemos de tudo menos as coisas de Deus. Para as coisas de Deus sempre falta tempo, e isto deveria ser o inverso. As pessoas estão nos desertos de suas vida, porque estão fazendo a sua vontade e não a vontade de Deus.

          Queremos estabelecer os nossos próprios planos, e exigimos de Deus que os abençoe, como se Deus dependesse de nós, quando isto é o inverso. Queremos fazer de Deus nosso empregado, quando o servo somos nós. Deus tem um plano para todos nós, e este é o plano que deve ser cumprido e observado em nossas vidas. Provérbios 16:1 diz:Cabe ao homem formular projetos em seu coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
 
          O homem faz o seus projetos os seus planos, mas a palavra final da sua execução ou não,  vem de Deus! Em Lamentações 3, vemos o profeta Jeremias, falando dele, se lamentando, como nós fazemos hoje, mas conclui nos versos 22 e 23 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; novas são cada manhã, grande é a tua fidelidade. Todos os dias fazemos planos e projetos, e pela misericórdia de Deus, são atendidos ou não, tudo dependerá da sua resposta em atitudes,  a Deus.

Isaías 55:10-11 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e semente ao semeador, e pão ao que como, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
 
          Esta é a ordem das coisas de Deus, tudo parte Dele, e não volta sem ter cumprido o objetivo para o qual foi enviada. Enquanto você não cumprir o plano que Deus estabeleceu para você, você vai ficar no deserto, não haverá nem chuva e nem neve, e por consequência, não haverá semente e nem pão. Então lembre-se do que Jesus disse: Eu vos escolhi a vós, para que vades e deis frutos, e frutos permanentes. Este é o plano de Deus para você, e se o obedecer, receberás as bençãos que espera.

          Deus não nos criou para vivermos uma vida no deserto, uma vida de sofrimento, ele nos criou para sermos abençoados por Ele. E nós não seremos felizes completamente, a menos que estejamos na terra prometida. Vemos que as pessoas tomam como exemplo, e fazem a mesmas coisas que estas, de pessoas que não tem temor a Deus, e fazem tudo errado,  mesmo estando dentro das Igrejas, e muitos seguem o exemplo e agem incorretamente, porque outros o fazem.

          Eu quero ser como Jesus, passar pelo mundo, viver uma vida de santidade, e pela misericordia de Deus, não cometer nenhum pecado, e se cometer, é porque ele foi um acidente de percurso na minha vida. Eu quero ser como Jesus, apesar de ter vindo como ser humano, igual a mim, igual a você, não cometeu pecado algum.  Então é possível passar pela terra e viver uma vida de santidade, mesmo sendo um ser humano. Jesus é o nosso exemplo, Ele fazia tudo corretamente, em obediência e temor a Deus. Não aqueles, que mesmo sendo pastores, lideres nas Igrejas, que dizem: faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço,

Deus espera de você atitude, e não discurso.


          Se você semear a semente do evangelho e agir corretamente, Deus irá abençoa-lo, pois esta é a atitude que espera de você. E o campo? pode ser a sua própria casa, mostre a Deus, a seus familiares, ganhe-os para o Reino de Deus, tire-os das mãos de Satanás. Sabemos que é difícil, mas não é impossível, porque o Espirito Santo, está em você, e por isto! você é um invencível! Sabemos que é o campo mais difícil de se pregar o evangelho, porque a própria palavra diz que o profeta não tem gloria em sua terra. Mas se você os ama realmente, não desista! faça! E vai na força do Espirito Santo, nada é impossível para Deus. E como consequência todas as coisas vos serão acrescentadas, e eles também serão beneficiados por isto!

VI - Um homem esteve paralitico por 38 anos porque tinha mentalidade de deserto.
 
          Em João 5:1-8 vemos a história do paralitico de Betesda, estava a 38 anos esperando que alguem o colocasse no tanque para ser curado, quando o anjo movimentasse as águas. Estava escravizado numa visão, que dificilmente aconteceria, ele iria morrer ali esperando. O seu erro?  Esperar que alguem fizesse por ele. O seu erro? estar com a sua visão fixa em  um tanque, em um milagre. Então estava no deserto! Ele pensava que outra pessoa tinha que ajudá-lo!

          Quando viu Jesus, ainda assim não creu de imediato que aquele que lhe falava, era o único que poderia faze-lo.  Jesus lhe pergunta: Quer ficar são?  E ele responde: Não tenho homem algum, que quando a água é agitada, me ponha no tanque, e enquanto eu vou, desce outro antes de mim! E Jesus simplesmente lhe disse: Levanta e anda. Não precisava de homem, não precisa de tanque, precisava somente de Jesus.

          Nós todos os dias estamos na mesma situação, estamos esperando que alguem nos ajude, que alguem faça por nós,  estamos com nossas visões fixas, em tanques, que podem solucionar o nosso problema, e como para o paralítico, está nos perguntando, o quer que faça? e não o reconhecemos! mas o que precisamos? Somente de Jesus! Mude a tua visão, ouça-o! pense alto! pense grande! pense em Jesus! e tudo o que você espera lhe será acrescentado, como foi com aquele paralítico.

Concluindo
 
          Deus quer abençoá-lo, quer que você viva bem! Mas só o fará, se você realmente acreditar, ter fé,  que Ele é o único que pode! E é fiel para cumprir tudo aquilo que fala e promete. Mas para isto testa a sua confiança e obediência a Ele,  e espera a sua atitude em atos, e não em discursos, em palavras, para ver se realmente você, crê e tem fé Nele, como Abraão, que Deus mandou olhar para o céu, e de dia, quando não tinha estrela nenhuma para contar, e mandou-o contar as estrelas do céu, pois este seria o numero da sua descendência, e Abraão olhou, e não viu nada, mas creu porque o que estava lhe falando era fiel para cumprir. Então não fique esperando pelos os outros, faça você! Creia em Deus, em Jesus Cristo,  você é capacitado pelo Espirito Santo, seja uma benção, e será grandemente abençoado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares