quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Impaciência para que servê? Quem te prometeu é fiel para Cumprir!


A IMPACIÊNCIA
    

INTRODUÇÃO

           A PACIÊNCIA é uma atitude fundamental no Reino de Deus. E esta habilidade interpessoal só é desenvolvida após muitas provas. É um fruto do Espirito, é a longanimidade (Gálatas 5:22).  Vimos o exemplo de Jó, passou pela prova e foi aprovado na primeira, não murmurou, não reclamou, não questionou, por isto não teve que passa-la novamente.
 
Vimos o texto de Tiago 5:7, e se você olhar o capitulo todo, verá que ele recomenda:
 
1- Não se queixe uns contra os outros, para não serem condenados.(5:9) Porque se você fizer isto! Você caiu no campo de batalha de Satanás à razão, e neste campo você já perdeu a batalha, por isto Tiago diz: "para não serem condenados".
 
2- Tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas (5:10). Os profetas eram perseguidos, maltratados, mortos. Isaías foi serrado ao meio, mas não murmurou, não reclamou, não questionou. E você tem coragem de reclamar de uma tribulação passageira que passa? Seja como os profetas passe por tudo com paciência e amor a Deus, e em silêncio, como Jesus. E Tiago cita o exemplo de Jó (5:11)
 
3- Que a sua palavra seja uma só! para que não caiais em condenação.(5:12) Se você mente, você cai novamente no campo da razão de Satanás, e neste campo você já está derrotado. Seja verdadeiro em tudo, mesmo que as consequencias da sua verdade seja ruim para você, mas é melhor passar por dificuldades aqui, e pouco tempo, do que viver uma eternidade em sofrimento no inferno.
 
4- Se está alguém aflito ore com ele, e por ele!(5:13) Deus pode reverter a tua situação quando você ora por alguém que está passando por dificuldades, o maior beneficiado da oração vai ser você mesmo, Deus somente reverteu a situação de Jó, e lhe devolveu em dobro, quando ele orava pelos seus amigos (Jó 42:10)
 
5 -Está alguém contente! Cante Louvores! (5:13) Agradeça a misericordia de Deus para com aquela pessoa. Seja dependente Dele, e O louve quando Ele usa de misericordia com você ou com outra pessoa do seu relacionamento. O maior beneficiado disto é você mesmo! O próprio Jesus disse "Bem aventurado os misericordiosos, porque eles alcançaram misericordia" (Mateus 5:7). Esta é uma atitude que agrada muito a Deus, mas é uma das mais difíceis de se ter, porque Satanás nos leva ao egoismo, de acharmos que somos melhores do que aquela pessoa, e que não é justo que Deus a tenha abençoado e não a nós! E então novamente caímos no campo da razão de Satanás, e estamos derrotados. Deus coloca estas pequenas situações a nossa frente para nos testar, não seja reprovado! Passe na primeira!

          E Tiago continua a nos aconselhar, veja o resto do capítulo! Mas o que existe de fundamental no texto de Tiago é que PACIÊNCIA é a palavra chave no Reino de Deus.

I - EU NÃO QUERO ESPERAR NADA! DEUS TEM QUE ME ABENÇOAR IMEDIATAMENTE.

          Vejo todos os dias isto! Pessoas dizendo: "Deus eu não aceito mais isto! Eu não mereço isto! Deus tem que me abençoar imediatamente!"   E esta frase! É a que Deus não quer ouvir de você! Demonstra atitude de IMPACIÊNCIA, e você está reprovado! Vai passar tudo de novo! Você quebrou os princípios de Submissão e Obediência a Ele! Seja como Jó, como os profetas, como Moisés, como Paulo e
principalmente como Jesus Cristo!

          Ser paciente é o fruto do Espirito que temos que desenvolver, e se é fruto é porque é bom! O escritor do Livro de Hebreus nos diz: Para que não vos façais negligentes, mas que sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdaram a promessa".(Hebreus 6:12)

          Abraão o pai da fé esperou 25 anos para herdar a promessa de Deus, de ter seu filho Isaque. Ele não ficou dizendo "Deus eu não aceito mais isto! Eu não mereço mais isto!" como disse o escritor de Hebreus "E assim,  esperando com paciência, alcançou a promessa" (Hebreus 6:15)

          Davi o homem segundo o coração de Deus, esperou mais de dois anos e meio para se tornar o rei de Israel, perseguido por Saul, correndo risco de vida, mas ele sabia que quem lhe havia prometido não era homem para mentir ou não fazer aquilo que fala! Davi não ficava dizendo: "Deus eu não aceito mais isto! Eu não mereço isto" pelo contrario ele disse no Salmos 40:1 "Esperei com paciência no SENHOR(IAORRU) e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". O clamor de Davi, era que Deus o livrasse de seus inimigos, mas não reclamava da situação. Estes dois anos e meio, foi a maneira que Deus usou para transformar um pastor de ovelhas em um rei guerreiro.

          Quando digo que as coisas de Deus não podem ser analisadas pela ótica humana, pela lógica, muitos não aceitam, mas veja: Deus transforma um futuro faraó, Moisés, em um pastor de ovelhas, e por outro lado transforma um pastor de ovelhas em rei (Davi).  Mas para ambos a atitude chave foi PACIÊNCIA.

          O apostolo Paulo, o que Deus transformou de rico, de membro do Sinédrio, uns dos 70 maiorais de Israel, em construtor de tendas para sobreviver, mas que não ficava dizendo "Deus eu não aceito mais isto! Eu não mereço isto", pelo contrario foi apedrejado, surrado, jogado no carcere inferior, acho que já escrevi sobre isto, carcere inferior, era um porão no sub solo da prisão, em que as pessoas ficavam com as mão acorrentadas à parede, e o pés acorrentados a troncos de madeira, não podiam se sentar, ficavam pendurados com o peso do seu corpo precionando as mãos e braços, aquilo causava uma dor terrível com o passar do tempo, e pior sobre as suas cabeças caiam as águas de esgotos de feses dos soldados, então para ser contaminado por doenças, era rapidinho.

          Mas este Paulo que passou por tudo isto, por amor a Deus disse: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. A esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado.(Romanos 5:1-5) E ele ainda disse: Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos(Romanos 8:25)

          Paulo nos deixa bem claro, que se realmente fazemos parte do corpo de Cristo, se realmente passamos pelo processo da salvação, de se humilhar, reconhecer-se pecador, arrepender-se e aceitamos o sacrifício de Jesus por nós na cruz, e sermos selados pelo Espirito Santo, então não pode existir dúvidas em nossos corações, confusão como ele diz, porque a esperança que temos na promessa, não nos leva a dúvida!

          Paulo, não tinha dúvida nenhuma, sabia que quem tinha prometido era fiel para cumprir, independente do que ele tivesse que passar para alcançar a promessa. E se para alcança-la, ele precisou ficar no carcere inferior recebendo esgoto de feses na cabeça, glorificou a Deus por isto! E Deus foi fiel para livra-lo da situação, e ainda usou-a para salvar o carcereiro e a sua família (Atos 16)

          Este era o principal objetivo de Deus, salvar o carcereiro e a sua família.  E se para isto Paulo tinha que passar por aquela situação, por aquela prova!  Apesar de humilhante, isto estava nos planos de Deus, e não tem lógica humana!  Deus não tinha a menor dúvida de que Paulo, passaria pela prova com louvor, para que o carcereiro e a sua família fossem salvos. Assim como Deus também sabia que Jó passaria as provas com louvor, para que os seus amigos pudessem ser salvos. Deus sabia que podia confiar na fidelidade deles. Então  passe as suas provas com louvor porque Deus confia na tua fidelidade, não o decepcione! A tua prova tem um objetivo, e este objetivo pode ser a salvação da tua família, ou de uma pessoa próxima de ti. E o maior beneficiado disto tudo é você mesmo!

Tiago 5:14-15 diz: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com o azeite em nome do Senhor . E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Muitas pessoas estão doentes em nosso meio porque são:
- impacientes com as pessoas
- impacientes com as circunstancias
- impacientes com Deus
- impacientes consigo mesmas.

          Temos visto que muitos cientistas tem procurado o elixir da juventude, o composto. o remédio capaz de curar e prevenir todas as doenças, e manter as pessoas jovens, saudáveis. E este remédio está a alcance de todos, só depende de nós, e ele existe desde o principio do mundo, e ele é a PACIÊNCIA, e a PAZ COM DEUS, os cientistas não estão errados, é um composto mesmo! Se compõe de SALVAÇÃO através da fé em Jesus Cristo, PACIÊNCIA, que vem pelas provas, e PAZ COM DEUS que vem pelo somatório dos dois itens anteriores. É o elixir da juventude de Deus! Se você não quer passar por doenças, ser saudável, jovem! tome do Elixir da juventude de Deus!

          Quando você ora pelo doente como recomenda Tiago, e você não precisa ser presbítero para isto não! isto não é uma função só de presbítero! Jesus disse que o sinais acompanhariam a todos os que cressem! o próprio Jesus, o autor e consumador da fé, te deu esta autoridade! Ore pelas pessoas doentes! E o maior beneficiado disto é você mesmo, você estará passando pela tua prova com louvor, e Deus estará revertendo a tua situação e a do doente! Deus mata dois coelhos com uma cajadada só! como diz o dito popular. Resolve dois problemas com um só ato! o seu e o do doente!  É realmente as coisas de Deus não tem lógica! Não é pela razão, porque a razão é o campo de batalha de Satanás, e Deus não trabalha neste campo, Deus age pelo Espirito!

II- O AGRICULTOR ESPERA COM PACIÊNCIA

          Tiago 5:27 diz que o agricultor espera com paciência o tempo da colheita. Por ele ser paciente ele espera com esperança pela colheita, e enquanto ele espera ele pode desfrutar da sua vida, porque a planta vai seguir o seu ciclo natural, e não há muito que fazer, a não ser esperar, com paciência, e esperar que a colheita seja boa. Independe do agricultor, depende mais da vontade de Deus, e não resta outra alternativa ao agricultor, senão esperar em Deus. É esta a mensagem que Tiago quer nos passar, que de nada vai adiantar você, murmurar, questionar, esbravejar, se preocupar, perder noite sono, porque como o agricultor com relação a colheita, será você com as coisas que espera, tudo está na vontade de Deus, e a você só resta esperar com paciência.

III - QUEREMOS MAIS DA VIDA DO QUE REALMENTE MERECEMOS
 
          Muitas vezes o que queremos, em vez de benefícios, vai nos trazer problemas, e Deus sabe disto, e você vai ficar reclamando, murmurando etc... e não vai receber nunca, porque Deus não lhe concederá. Pode ser que você de alguma forma, com a sua ajudinha, faça acontecer, mas dado por Satanás, em desobediência a Deus, e então você caiu no campo de batalha de Satanás, a Razão, e já está derrotado.

          O agricultor planta a semente e espera. Paciência não é uma habilidade de se esperar. Paciência é a maneira como reagimos enquanto esperamos. Na vida vamos esperar muito mais do que receber.

As resposta que Deus espera de nós, enquanto não nos concede o que queremos é:
 
1- Que sejamos pacientes com as pessoas e circunstancias  da mesma maneira como Ele é conosco. Deus é paciente e longânimo. Se Deus reagisse pela razão, pela lógica, como faz Satanás, a terra e tudo que nela há, já não existiriam mais, e a muito tempo. Deus já à teria destruído. Mas como é paciente e longânimo, ainda temos a chance de passar por esta provas, e mostrarmos à Deus, que somos pacientes.

2- Deus espera que façamos as coisas certas. Gálatas 6:9 diz "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos..." Se fizermos o bem à outras pessoas, independente das circunstancias em que estamos passando, Deus vai reverter a nossa situação, por isto Paulo diz, porque a seu tempo ceifaremos. O maior beneficiado com a prática do bem somos nós mesmo. Vemos testemunhos de pessoas, muitas nem fazem parte do corpo de Cristo, mas que praticam o bem, e recebem muita mais do que dão em troca. Mas até nisto somos testados por Deus, na nossa paciência, muitas vezes a pessoa para quem se está praticando o bem, recebe mal aquilo. Então temos que ser pacientes até com aquilo que damos.

3- Deus espera que estejamos firmes na sua palavra. Muitas vezes recebemos profecias a respeito de nós. Deus nos prometendo alguma coisa que esperamos. E o tempo passa e nada acontece, e então passamos a duvidar da profecia, a duvidar da palavra de Deus. Se Ele mesmo disse em Tiago 5:12 que a nossa palavra deva ser uma só, imagina a Dele! Duvidar de Deus é não confiar em sua palavra. Mas se estivermos firmes na suas promessas, como esteve Abraão, todas as circunstâncias serão superadas. Quem não sabe esperar, pouca coisa vai receber na vida. Cada vez que você é reprovado por Deus, na prova, você começa tudo de novo, em quem não sabe esperar em Deus, pouco vai receber, porque é um eterno recomeço.

          A única maneira de desenvolvermos o fruto da paciência em nossas vidas, é como Paulo disse em Romanos 5, passando por tribulação, e nos gloriando nela. Só desenvolveremos a paciência passando por aquilo que não queremos passar.

IV - DEUS SOMENTE IRÁ NOS CONCEDER O QUE QUEREMOS, DEPOIS QUE  DESENVOLVERMOS A PACIÊNCIA

Hebreus 10:36 diz " Porque necessitais de paciência, para que , depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Depois que tivermos feito a vontade de Deus, pela fé que temos Nele, e então necessitaremos da paciência para receber as promessas, e ela deverá estar desenvolvida em nós.
 
As atitudes que Deus quer de nós, enquanto passamos pelas provas, para desenvolvermos a paciência é:
 
1- Humildade. I Pedro 5:6 diz Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Somente receberemos o que esperamos, agindo dentro dos princípios de Deus, e dentro do principal deles: A Humildade. E só receberemos o que esperamos no tempo de Deus, isto significa que temos que agir dentro dos seus outros dois principios: Submissão e Obediência.

          Quando aprendermos a confiar em Deus, então poderemos entrar no seus descanços, e receberemos as promessas. Quando tentamos dar a nossa ajudinha à Deus, e começamos a fazer coisas que Ele não disse para fazer, fora do Seu tempo, o resultado será frustração, porque enveredamos pelo campo de Satanás, a razão, o orgulho,  e pela razão Ele não age, e seremos derrotado. Mesmo que isto seja algo dentro do Reino de Deus, se Ele não disser para fazer, não faça, pois não prosperará, terminará em frustração. Antes de fazer qualquer coisa, submeta à vontade Dele em oração, e espere a resposta, não faça nada enquanto Ele não te responder.

          Quando Deus manda fazer alguma coisa, ela prospera, e vai até ao fim.  Foi que aconteceu com Jesus, Ele veio a terra, pela vontade do Pai, e o resultado todos nós sabemos, veja Hebreus 12:2 Olhando para Jesus autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Deus mandou que Jesus viesse, esteve com Ele todo o tempo, por isto, Jesus suportou a cruz e as afrontas, e o resultado foi glorioso, assentou-se à destra de Deus. Outro exemplo Moisés! Deus o enviou para conduzisse o povo até a terra prometida, esteve com ele o tempo todo, e o resultado nós todos também sabemos.

          Mas tem muitos Deus manda fazer alguma coisa, começam e não chegam ao fim. Se Deus mandou temos que ir até o fim. Quem põe a mão no arado e olha para traz, não é digno de ser discipulo, palavras do próprio Jesus

2-Propósito: Deus quer que saibamos o propósito. Muitas vezes sabemos os propósitos de Deus para nossas vidas e nos recusamos a vive-las. Muitas vezes as pessoas tem dons dados por Deus, mas não tem caráter para exerce-los. Tem o dom, mas também tem uma vida degradante diante de Deus, e o exercício do dom, seria uma afronta à Deus. Não adianta saber tocar, cantar, pregar bem, se durante a semana, tocamos em bailes, cantamos em cabarés, e mentimos o tempo todo. E se você vive uma destas situações, ninguém vai impedi-lo de exerce-lo, isto é problema seu com Deus, porém saiba que,  pode te acontecer o mesmo que aconteceu à Ananias e Safira, foram fulminados por Deus (Atos 5)

          Nós temos que ter nossas raízes nos princípios santos de Deus. Jesus nos ensina em Mateus 7:24-27 na parábola do homem prudente e do insensato, que quem ouve as palavras Dele e as pratica, assemelha-se ao homem prudente, que construiu a sua casa na rocha. A nossa rocha é Jesus, os nossos princípios de vidas, as nossas reações, as nossas atitudes, as nossas palavras devem se assemelhar as de Jesus. Podemos até não estarmos muito contente com o que vem nos acontecendo, mas se não nos firmamos em Jesus, nos arrependeremos no futuro.

3-Gratidão: Devemos ser gratos a Deus porque Ele dirige os nossos passos. Provérbios 16:9 diz: O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR (IAORRU) lhe dirige os passos. E como nós vimos no texto de Tiago 5, para o agricultor, não vai adiantar nada ficar a beira da sua plantação, olhando, dando ordens para que cresçam rápido, se zangando, resmungando etc.. a planta vai seguir o seu ciclo normal, e isto depende da vontade de Deus, de mandar as chuvas na hora certa, de dar o sol na quantidade certa, e não depende do agricultor. Podemos até traçar os nossos caminhos, mas quem garante que estaremos vivos para executá-lo, depende exclusivamente da vontade de Deus. E Ele faz o melhor por nós, e por isto que devemos lhe ser grato. Provérbios 16:25 nos diz: Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Porque Ele nos ama e quer o melhor para nós, dirige os nossos caminhos, e nem tudo o que pedimos Ele vai conceder, porque vai nos levar a perdição, a morte.

          Conforme vamos amadurecendo, e já desenvolvemos o dom da paciência em nossas vidas, descobrimos que não sabemos tudo. Então aprendemos a esperar com paciência em Deus, pois Ele sabe tudo!

CONCLUINDO
 
Meu irmão aprenda a ser paciente com as pessoas, com as circunstâncias, com você mesmo, e espere em Deus, e tudo o que você realmente precisar Deus vai lhe conceder.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares