segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sentimento de Soberba: Entristece a Deus!

“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.” (Hc 2.4)



           Quando Deus disse estas palavras ao profeta Habacuque, o profeta estava vivendo um dilema em sua vida. Ele não entendia a maneira com que Deus estava lidando com o seu povo, o povo de Israel. Ele tinha feito algumas perguntas a Deus e Ele respondeu dessa forma: condenando a soberba e exaltando a fé. Pode ser que você esteja passando por uma situação semelhante, talvez você não esteja entendendo a maneira que Deus está conduzindo esta situação na sua vida, mas o mesmo conselho de Deus dado ao profeta também pode ser aplicado a você e a mim.

           O que é a soberba? Muitos a traduzem por orgulho e então o que é o orgulho, que sentimento é esse? Soberba e orgulho estão intimamente associados a uma pessoa arrogante, independente, que não precisa de ninguém, que se considera superior ao outro. Não foi esse o sentimento que satanás no Jardim do Édem tentou implantar na alma de Eva e conseguiu? Note no livro de Gênesis 3.5: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Em outras palavras, satanás conseguiu enganar Eva dizendo que ela seria tão boa quanto Deus, tão superior quanto Deus, ele conseguiu encher a alma dela com o sentimento de soberba e orgulho. – Eva, você não precisará mais se submeter a Deus, você será como Ele. Que sentimento terrível e destrutível!
           Precisamos estar muito atentos quanto a esse sentimento em nossos corações, pois foi exatamente o orgulho que fez com que satanás, até então, um anjo que ministrava diante de Deus no céu, caísse e fosse separado eternamente da presença de Deus (Is 14.11-15).

            Quando eu permito que a soberba governe minha vida, a consequência é que a minha alma não estará alinhada com a Palavra de Deus (não é reta nele) e se isto não acontecer, não tem como eu obter vitória em nenhuma área da minha vida. Deus deseja que sejamos dependentes do Seu Amor, que desfrutemos daquilo que Ele já conquistou pra nós naquela cruz.

            Deus nos ensina através desse texto como desfrutarmos de tudo isso. O justo, ou seja, aquele que já foi justificado pelo sangue de Jesus, que teve seu pecado pago através da morte e ressurreição de Jesus, você e eu, nós devemos viver pela fé. E vamos aprender com esse versículo; a fé é individual, pessoal, cada um tem a sua. Viver pela fé é viver uma vida dependente da Palavra de Deus, uma vida alinhada com a Palavra de Deus, é ser fiel a Ele. É interessante que neste versículo, o significado da palavra fé é exatamente esse: fidelidade, ser fiel.

           O que eu preciso para vencer nesse mundo, como diz João em sua primeira carta no capítulo 5.4, é de fé. Ter a certeza de que o que Deus falou é verdade e ponto final. Não é porque os meus olhos estão vendo outra coisa diferente daquilo que Deus me falou ou está escrito em Sua Palavra, que deixa de ser verdade. Isso é fé: acreditar mais em Deus e na Sua Palavra, do que nas circunstâncias ou em nós mesmos.

           Se pra viver em vitória eu preciso viver pela fé, se a fé é a grande chave para uma vida vencedora, então como posso ter uma “fé poderosa”? Deus nos ama e não nos deixaria sem respostas ou nos pediria algo que não poderíamos nunca alcançar. Em Judas versículo 20 está escrito: “... edificando-vos na vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” Deseja viver pela fé? Deseja ter uma fé ativa, que faz a diferença? Deseja crer em Deus e em Sua Palavra independentemente da realidade? Ore em línguas, hora após hora, e sem sentir nada, pois fé não é sentimento, você estará construindo uma fé inabalável dentro de você que o levará a viver acima das circunstâncias. O nosso alvo é não ter dificuldade nenhuma em acreditar em tudo o que está escrito na Palavra de Deus: isso é fé!

Que você vença mais esse dia pela sua fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares