quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vitimização: Soberba x Auto-Piedade. Conheceis a Verdade!


Vitimização

EU SOU UMA VÍTIMA ! NÃO TENHO CULPA ALGUMA!
    
INTRODUÇÃO

          A auto piedade é um sentimento que vem dos princípios de trevas de Satanás, já falamos sobre isto, numa outra postagem, pelo princípio da soberba, Satanás leva as pessoas a pensarem que são muito superiores aos outros, ou então faz o inverso, leva as pessoas se acharem as mais humildes da terra, e sofrerem de auto piedade. Mas tenha consciência de uma coisa, nenhum destes sentimentos vem de Deus, mas sim de Satanás.

I-CONHECENDO A VERDADE


           Pelos princípios de Luz de Deus, a verdadeira humildade, sabemos exatamente quem somos. João 8:32 diz: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Palavras do próprio Jesus, o auto e consumador da Vida, que de seu perfil poderíamos dizer: "O maior psicologo do Universo" o "Melhor gestor de Pessoas". E Ele nos diz que se conhecermos a verdade, saberemos exatamente quem somos.
           O ser humano natural, agindo pela soberba de Satanás, não se reconhece errado, falho, que precisa de ajuda, pelo contrário, se alguma coisa aconteceu, saiu dos eixos, outra pessoa é culpada, menos ele! E Satanás vem levando as pessoas, há  agirem desta maneira. E esta ação de Satanás, vem desde o primeiro Sumo Sacerdote, Adão e sua esposa Eva, veja Gênesis 3:12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da arvore e comi. 

           Eu sou uma vítima! Não tenho culpa alguma, diz Adão, e acusa Eva, e pior ainda, acusa a Deus porque lhe deu a mulher, que o levou ao erro. O apostolo Paulo, aquele que de riquíssimo, mas para ser filho Deus, cujas as riquezas são maiores, passou a construir tendas para sobreviver, e que nunca reclamou, disse em I Timóteo 2:14 diz E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

           A Eva por sua vez, também não podia se deixar acusada, e levar a culpa sozinha, veja Gênesis 3:13b A serpente me enganou, e eu comi. Eu sou uma vítima! Não tenho culpa alguma! Foi a serpente! Ah! finalmente se encontrou um culpado: A SERPENTE, ou Satanás que estava incorporado nela.

           Mas o importante de tudo isto, é que as pessoas levadas pela soberba,  se acusam umas as outras, mas não assumem os erros, sempre são vítimas, e não se assume a culpa,  porque não conhecem a verdade, como disse Jesus. Vivem pelos princípios de Satanás.
           Mas a partir do momento em que conhecemos a Verdade, ela realmente nos liberta, como disse Jesus, e passamos a viver pelos princípios de Deus, e o Espirito de Verdade, vem para nos guiar, veja João 16:13-14 Mas, quando vier aquele Espirito de Verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar.
 
          Palavras do próprio Jesus! Quando nos humilhamos, reconhecemos nossos erros e aceitamos o sacrifício de Jesus pelos nossos pecados, como única forma de nos reconciliarmos com Deus, e vivermos a verdade, somos selado pelo Espirito Santo, como está em Efésios 1:13 e passamos a viver guiados por Ele, como descreve Paulo, neste mesmo capitulo de Efésios. Conhecemos a verdade e vivemos a verdade, sabemos exatamente quem somos, e não somos enganados por Satanás.
           Como o ser humano pensa que é! assim é! é o que diz Provérbios 23:7a diz Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.  Temos que entender que vivemos num mundo real, mas dentro de uma esfera espiritual. Aquilo que falamos e pesamos a nosso respeito acaba acontecendo, e passamos a viver como dissemos que era, porque Deus, pelo Espirito Santo,  ou Satanás com os seus demônios, nos levará a viver o que profetizamos para nossas vidas. Então nós temos que aprender a verdade, para que somente as coisas vindas pelos princípios de Luz de Deus, sejam vivenciadas por nós.

           Vivendo pelos princípios da verdade, guiados pelo Espirito Santo, viveremos mesmo assim duas verdades, o tipo de verdade que queremos ouvir, e o tipo de verdade que não queremos ouvir. É claro que viver a verdade que queremos ouvir é muito mais fácil, mexe com nosso ego, porém elas são ditas normalmente por quem não nos ama verdadeiramente, por pessoas usadas por Satanás.

           E o sentimento que passamos a viver, está no limite da queda, mesmo se estivermos vivendo pelos princípios de Deus, porque pelo nosso ego, Satanás nos levará a soberba, e cairemos, e seremos reprovados, teremos que começar tudo novamente. Vemos isto todos os dias em nosso meio, grandes homens de Deus, levados pela soberba de Satanás, caem!

           A verdade que não queremos ouvir, esta nos leva ao amadurecimento, ao auto conhecimento, ao vivermos na dependência de Deus. Porem quando somos alertados por aquele irmãozinho, muitas vezes simples, que mal sabe falar, sobre o nosso comportamento, que muitas vezes desagrada a Deus, ou pelo seu pastor, ou presbítero, ou por alguém que realmente nos ama, e quer o nosso bem, não aceitamos, e Satanás nos leva a soberba de acharmos que somos melhores que os outros, e que eles estão errados, e caímos.

Por isto Jesus disse: Mateus 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto sede prudente como a serpente, e inofensivos como as pombas.

           Então devemos estar alerta e colocarmos todas as situações diante de Deus, por mais simples que seja, e pelo Espirito de Verdade seremos conduzidos pelos princípios de Deus, e saberemos exatamente quem está nos falando, e é isto que Deus espera de nós submissão e dependência Dele.

           Quando damos ouvidos ao Espirito Santo, Ele tem muito a nos falar, e como disse Jesus, Ele ouviu de Deus, aprendeu com Deus, aprendeu com Ele,  Jesus, glorifica a Ele Jesus, e nos anuncia, não encontraremos no Universo melhor líder do que este! Este é o líder dos lideres, ouçamos-o e sigamos-o! Porque foi enviado por alguém que nos ama muito! O próprio Deus, e Este quer o melhor para nós, ao contrário de Satanás.

           Quando conhecemos a verdade, estamos prontos para ouvir e encarar tudo o que Ele tem a nos dizer. Muitas vezes falará coisas que queremos ouvir, não para mexer com nosso ego, mas para que o nome de Deus, seja engrandecido através de nossas vidas, e muitas vezes nos falará coisas que não queremos ouvir, de coisas que fazemos que desagradam a Deus, e que precisamos nos corrigir. Então nos coloquemos sempre na presença de Deus, e ouçamos o que Ele tem para nos dizer.

II - SATANÁS ENVENENA COM A SOBERBA GRANDES SERVOS DE DEUS.

           E isto não é novo, Abraão e Sara se acusaram mutuamente (Gênesis 16:1-6). Cometemos os mesmos erros de Abraão e Sara, Deus nos promete uma benção, e ela demora, porque ela é no tempo de Deus, e não no nosso, ficamos impacientes, e nos colocamos no lugar de Deus, e queremos fazer a benção acontecer.

           O próprio Deus havia prometido a Abraão um filho ( Gênesis 15:4) Abraão tinha 75 anos, passados onze anos, Sara resolveu então dar uma mãozinha para Deus, e agradar o seu marido, mandou-o que se deitasse com a sua serva Agar. Agar engravidou, e como não era o que Deus havia planejado, causou um problema de relacionamento entre eles. A nossa atitude de querermos ajudar a Deus, só vai nos atrasar para alcançarmos a vitória sobre as nossas dificuldades.

           Agar menosprezava Sara, (Verso 4) claro que era uma atitude incorreta dela, mas usada pela soberba que Satanás lhe impôs, se achava melhor que Sara, olhava Sara de cima para baixo,  e Sara por sua vez, não assumiu a responsabilidade pela sua decisão, de tomar o lugar de Deus, e veja o que aconteceu,  verso 5 Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja contra ti; minha serva pus em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seu olhos; o Senhor julgue entre mim e ti. Sara tomou a decisão, as coisas não saíram como ela imaginava, pôs a culpa em Abraão, e pior,  pediu para que Deus julgasse!

           Nós fazemos as mesmas coisas, isto acontece em nosso meio todos os dias, temos a promessa, somos impacientes, tomamos o lugar de Deus, as coisas não acontecem como o esperado, culpamos outras pessoas: esposas, maridos, filhos, parentes etc... e pior culpamos a Deus.

           Este tomar o lugar de Deus, vem de Satanás, pois foi o que ele sempre quiz, ser igual a Deus! Quando assim agimos, o fazemos influenciados por Satanás, porque ele, sabe que aquilo não é a benção que Deus nos prometeu, e que vai dar tudo errado, Satanás quer menosprezar a benção que Deus nos prometeu como fez Agar com Sara,  e nos levar ao erro, e culpa-Lo pela situação que passamos a viver, em função da nossa decisão.

           Abraão por sua vez culpa a Sara, e manda-a resolver o problema, veja o verso 5 E disse Abrão a Sarai: Eis que a tua serva está na tua mão, faze o que bom é ao teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu da sua face.

           Fazemos a mesma coisa, quando o problema surge em função da nossa atitude, da nossa ação, da nossa decisão,  porque veja, Abraão teve participação ativa no problema, culpamos outra pessoa, e mandamos ela resolver o problema, como se nada tivéssemos com isto! No popular " tiramos o corpo fora".  Eu sou vítima! Não tenho culpa alguma!

           A Agar quando viu que a situação ficou insustentável, fugiu!  Fazemos a mesma coisa, quando vemos o tamanho do problema que criamos, porque achamos que Deus precisava de uma ajudinha, pela nossa impaciência,  e fugimos! E quanto mais corremos do problema, mas escravizado por ele ficamos. E Deus somente vai intervir e nos ajudar se resolvermos, assumir nossos erros, e enfrentá-lo. Veja no caso de Agar, o anjo do Senhor lhe aparece, e lhe orienta a pedir perdão à Sara, e ela o faz, se humilha e reconhece seu erro, com esta atitude, passou a viver pelos princípios de Deus,  e porque passou a viver pelos princípios de Deus, Este lhe promete que a sua descendencia seria multiplicada(Gênesis 16:7-10). E foi multiplicada Ismael é o pai de todos os árabes. Deus prometeu e cumpriu! Mas no seu tempo.

           Os Israelitas fizeram a mesma coisa, culparam a Deus e a Moisés, os Israelitas, vinham de uma batalha vencida por eles, contra os cananeus, mas ficaram impacientes, porque a conquista da terra demorava a vir e culparam a Moisés e a Deus, veja Números 21:5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés... Diziam:  Somos vítimas! Não temos culpa alguma desta situação, foi Deus e Moisés que nos levaram a esta situação quando nos tiraram do Egito!

          Na verdade estavam fugindo dos seus próprio erros, a demora para se alcançar a terra prometida, o atraso, em receber a benção, foi causado por eles mesmos, quando Deus mandou que enviassem espias na terra prometida, não era para ver se era possível conquista-la, Deus já havia prometido que lhes daria a terra, mas foram intimidados por Satanás, pela soberba se acharem incapaz, e atrasaram a benção em 40 anos. O comportamento deles atrasou a benção.

III - O NOSSO COMPORTAMENTO

          Precisamos nos analisar e verificar o nosso comportamento. As coisas que vivemos em nossas vidas é o que forma a nossa personalidade. Pessoas maduras, assumem os seus erros. E também não é pelo fato de termos vividos uma vida errada durante parte de nossas vidas, que podemos usa-la, como desculpa para permanecermos no erro. Deus pode nos mudar completamente se deixarmos Ele agir. Foi o que disse Jesus, como já vimos: " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"  Agar conheceu a verdade e foi liberta, e recebeu a benção. Foi por caminhos difíceis? Foi! Porque depois ela e Ismael, foram expulsos definitivamente da vida de Sara e Abraão, mas Deus cumpriu a promessa que lhe havia feito: que a sua descendencia seria multiplicada.

          Vemos em nosso meio pessoas que se magoam com a liderança na Igreja, e se julgam no direito de achar que não podem mais se submeter àquela liderança. E arrumam muitas desculpas para o seu comportamento. O que Deus olha realmente, não é como começamos, mas como terminamos o que Ele colocou em nossas mãos para ser feito. Se por um motivo ou outro desistimos, não somos dignos de ser servos, foi o que disse Jesus: Ninguém, que lança a mão do arado e olha para trás, é apto para o Reino de Deus. (Lucas 9-62) Todos que deixam as coisas que Deus colocou em suas mãos para fazer, pela metade, e arrumam desculpas para suas atitudes, não estão aptos para o Reino Deus. Não conheceram a verdade! E por isto não estão libertos! Não assumem responsabilidades! Serão sempre vítimas, e não se acham culpadas por nada! A culpa é do líder!

          Muitas vezes pedimos,  e pedimos a Deus, e quando estamos perto de receber, agimos pelos princípios de Satanás e atrasamos a benção. Deus vai lhe conceder o que prometeu, mas quando as suas atitudes o levarem a merecer. Deus fica nos olhando e diz: Você me pediu muito, afinal você quer ou não? Quando você realmente vai demostrar com seu comportamento que posso te abençoar? Quando você vai demonstrar que está apto para o meu Reino! A benção está aqui a sua disposição, depende somente de você!

         Devemos tomar a decisão de não arrumarmos mais desculpas para o nosso comportamento, paramos de darmos desculpa a nós mesmos, porque o Espirito de Verdade, nos diz que estamos errados e não queremos ouvir. Devemos viver pelos princípios de Deus, e obedecê-lo, e adora-lo incondicionalmente, e então tudo nos irá bem! Foi o que Ele prometeu em Deuteronômio 6, e depois Jesus confirmou, quando falou sobre os lírios do campo. Vivamos uma vida de amor à Deus e ao próximo, e tudo nos irá bem! Bençãos incontáveis nos serão dadas por Deus, e muitas delas nós nem tínhamos noção de que precisávamos, mas Deus sabia que precisávamos, e nos concedeu.

           Deus quer trabalhar conosco, veja Deuteronômio 7:1 Quando o SENHOR (IAORRU) teu Deus te houver introduzido na terra, a qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti... Deus quer ser nosso parceiro em todos os momentos de nossas vidas, lançar fora de diante de nós todos os nossos problemas, e só nos pede uma coisa, que conheçamos a verdade, que vivamos pelos seus princípios, e que o obedeçamos incondicionalmente.

           Todos os nossos problemas devem ser encarados por nós como nossos inimigos, e pedimos a Deus que sejam lançados de diante de nós. Todos nós temos problemas, então todos nós temos inimigos! Verifique quais são os seu inimigos e os coloque na presença de Deus, mas encare seus problemas com maturidade, conhecendo a verdade, assumindo a suas culpas pelos erros. Não queira arrumar desculpas ou culpados para eles, assuma-o encare-o, como fez Agar, e então Deus vai agir, e tirá-lo de diante de ti.

           Deus não nos tirará todos os nossos problemas de uma só vez, Ele vai tirá-los pouco a pouco, para testar a nossa paciência, o nosso comprometimento com Ele. Veja Deuteuronômio 7:22 E o Senhor teu Deus lançará fora estas nações de diante de ti; não poderás destruí-las de pronto, para que as fera do campo não se multipliquem contra ti. Aqui Deus diz aos Israelitas, que destruiria as nações, mas não tudo de uma só vez, porque a montanha de cadáveres que se espalharia para a terra, atrairia os animais, e eles poderiam atacá-los e seriam muitos. Na nossa vida também ocorre o mesmo, Deus resolve um problema de cada vez, para que não se multiplique contra nós a ira de Satanás, dos seus servos, e tentem nos destruir, e diante das dificuldades voltarmos à trás. Eles serão derrotados um a um, a medida em que Deus os for liberando às nossas mãos. Eu não posso derrotar um inimigo até que Deus o coloque em minhas mãos, tenha isto como princípio.

           Devemos colocar todos os nossos problemas diante de Deus, e Ele vai nos liberando as ações a serem feitas para serem resolvidos. Não queira resolve-los pela sua força, como fez Sara,  deixe Deus no controle de tudo. Não devemos nos deixar ser tomados pelo espirito do orgulho, que é uma contra ação de Satanás,  neste processo de ação de Deus em nossas vidas, no versículo de Deuteronomio 7:22 a besta do campo, em nossos dias, simboliza o espirito de orgulho, e podemos ser devorados por ele.

IV- SOFREREMOS UM POUCO

I Pedro 5:10 diz: E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna gloria; depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

          Durante o tempo de espera pela resolução de Deus de nossos problemas, existirá sofrimentos, mas se esperamos em Deus, Ele é fiel para nos libertar, porque se prometeu cumprirá.

          Salmos 51, escrito por Davi, quando ele se concientiza do pecado que estava vivendo com Bate-Seba, estava em pecado a um ano, e ainda não havia encarado a verdade, assumido o seus erros,  Natã, o profeta o faz encarar a verdade e reconhecer o erro, e Davi nos diz no verso 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

          Assim como com Davi, Deus através do Espirito Santo, que habita em nós, nos faz ver a verdade, e nós discutimos, argumentamos, nos enchemos de razão, e a razão é o campo de batalha de Satanás contra o ser humano, para escaparmos da Sua vontade, perdemos a nossa visão de Deus,  e então somos derrotados, porque saímos do campo do Espirito, que é o de atuação de Deus, e nos transportamos para o campo da Razão, que é o de Satanás.  Tiago 1:22 nos alerta a respeito de sermos enganados pelas nossas próprias razões, pelo nosso raciocínio: E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

          Temos que ser como Davi, aceitarmos de imediato que erramos, enfrentarmos os nossos problemas e resolve-los, e assim como Davi, pagarmos pelas consequencias do erro. Davi pagou caro pelos seu erros, apesar de ser o homem segundo o coração de Deus, mas não reclamou, não murmurou, porque sabia que Deus era justo. E não querendo acharmos justificativas para nossos próprios erros, devemos ser cumpridores da palavra, a Bíblia, e não somente ouvintes, e fazermos a vontade de Deus, e então tudo nos irá bem!

CONCLUINDO

Nós não somos nenhuma vítima, temos que assumirmos os nossos erros, os nossos problemas diante de Deus, e Ele pela sua infinita misericordia, será fiel para resolve-los, pois Ele assim nos prometeu e Ele não mente, o que promete cumpre, o que fala faz! Mas é justo!


Um comentário:

Postagens populares