segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Soberba Afeta nosso Valor Moral

SOBERBA É UM SENTIMENTO QUE AFETA OS NOSSOS VALORES

Marcos: 9.33 – 34
Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior. Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.


          Soberba é um sentimento que afeta os nossos valores. Isto acontece porque as pessoas que são assim acabam se sentindo superiores as demais e, por conseguinte, acabam tomando atitudes e decisões sob esta suposição, o que leva a resultados desastrosos, tanto para os orgulhosos quanto para os outros.
 
           Esse sentimento que Deus abomina.
 
          Nos versículos tema de nosso texto vemos que os discípulos estavam envolvidos em uma discussão que tinha como pano de fundo o sucesso pessoal e ficaram envergonhados quando foram perguntados, por Jesus, sobre o que estavam conversando.
 
          E é sobre isso que gostaríamos de refletir nesse artigo, como os nossos valores podem ser totalmente distorcidos por conta da soberba.
 
          Não é nenhum pecado nos esforçamos para conquistar bens materiais, alcançarmos posições profissionais melhores ou querermos prosperar na vida, pelo contrário, é extremamente salutar esse tipo de atitude, porém o perigo está quando começamos a supervalorizar isso, ou seja, quando os motivos levados em consideração para se conseguir estas coisas saem do padrão da normalidade e passam a nos afastar dos valores básicos que qualquer pessoa precisa ter.
 
           E é importante frisarmos que isto acontece quando a soberba passa a nos dominar e passamos a guiar o nosso destino tendo como aspiração principal o sucesso pessoal, isto é, não nos interessa mais conseguir somente os bens materiais é necessário que os todos à nossa volta reconheçam o nosso progresso, a nossa prosperidade e o nosso poder.
 
          Outra coisa muito importante é a mudança de comportamento de algumas pessoas quando o sucesso é alcançado, passam a sentir melhores que os outros, ficam cheias de si, acham que tudo podem e se sentem muito poderosas.
 
          A notícia ruim para quem trás dentro do seu coração esse sentimento é que Jesus disse, nessa conversa, que aquele que quiser ser primeiro será o último e o servo de todos, ou seja, não que tentar ser o melhor seja ruim, muito pelo contrário, o problema são as motivações que estão por trás desse desejo.

Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares