sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Grupos que Negam da Existência de Deus

 

1.  EXISTÊNCIA DE DEUS NEGADA


1.1 ATEÍSMO: Pessoas que negam a existência de Deus 


          Doutrina que nega a existência do Deus Supremo ou quaisquer outros deuses. Consiste na negação absoluta de uma idéia da existência de Deus. Para eles, não há Deus.

          Algumas pessoas se dizem ateus porque vivem sem Deus, se recusam explicitamente a pensar em Deus, ou em buscá-lo, ou em preocupar-se com Ele. Estas pessoas vivem somente para si mesmos, por isso são ateus, não buscam a Deus. Até mesmo a própria tentativa da negação da existência de Deus é uma prova de que Ele exista, pois não é preciso, ou até mesmo necessário provar que algo não exista. Nesse caso, a coisa, ou algo, ou alguém, simplesmente não existe e ponto final.

 

1.2 AGNOSTICISMO: Pessoas que não tem fé em nada

          Posição metodológica que somente aceita uma afirmativa como verdadeira se esta tiver uma evidência lógica satisfatória. “Afirma”, que não sabemos e nem podemos saber se existe um deus.

          Teoria que diz que é impossível para o homem saber se Deus existe ou não. Dizem que não se pode chegar a tal conhecimento. As pessoas que aceitam esta teoria são ensinadas a não ter fé em nada. Esta teoria se identifica modernamente com o Positivismo, que afirma que somente se pode aceitar como verdade aqueles fatos que possam ser observados ou experimentados, submetendo-os então ao exame e ou a estudos. Portanto, como a idéia de Deus não há como submetê-la a exames físicos, estes se recusam a ocuparem-se dela.

 

1.3 CETICISMO: Deus além da capacidade do Homem 

          Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer conhecimento indubitável. Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau que o agnosticismo. O ceticismo não nega, mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro conhecimento, se é que este existe, está além da capacidade do homem.

 

1.4 POLITEÍSMO: Pessoas que acreditam em vários Deuses

          Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses. Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.

 

1.5 PANTEÍSMO: Todas as coisas são Deus, o Universo é Deus 

          Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus; ele está imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam más. Para eles, Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do homem Deus, e Deus de homem.

          Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o sol, uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram a Deus como uma imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos.

 

1.6 DUALISMO: Um ser Bom e um ser Mal 

          Teoria concernente a duas substâncias ou princípios distintos e irredutíveis, dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como explicação possível do mundo e da vida. Dois seres, um bom e um outro mal.

 

1.7 DEÍSMO: Deus é arquiteto do Universo e não exerce qualquer domínio sobre ele. 

          Teoria que diz que Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou difuso na natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou” a própria sorte. Afirmam que Deus se encontra no mundo, pois Ele é o Criador deste, porém Ele não exerce qualquer tipo de domínio completo sobre ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares