quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Murmuração: Abre portas para Dificuldades!







Murmuração

           A murmuração acompanha a fofoca e é algo bem sutil aos próprios olhos, a pessoa não percebe que está murmurando. Murmurar é desanimar o próximo, ficar reclamando da vida para os outros, falar mal de DEUS, falar mal dos outros, é reclamar de tudo e de todos: nada está bom, tudo é complicado demais, nada vai dar certo. Murmurar também é falar baixinho, falar de si mesmo, e as vezes, a pessoa chega a ponto de falar sozinha, sem perceber que está murmurando, acaba acostumando-se a fazer isso, tornando-se um vício e, como ocorre em todo vício, ela será a última a notar, criando um grande problema para si mesma.

          O murmurador contamina a si mesmo e aquele que permanece escutando, por isso, se você estiver na companhia de uma pessoa murmuradora, não permita que ela tome o controle da palavra e, antes que ela fale, fale você! Convença-a que ela pode mudar, seja você aquele que influencia e não o contrário.

          Toda murmuração é condenada pelo SENHOR, pois é uma atitude de contestação e incredulidade diante de DEUS.

"E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR. Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida." (Números 14:36-38)

          Esse texto nos diz que enquanto todo o povo de Israel murmurava, duas pessoas Josué e Calebe, não caíram nesse erro e essa atitude, permitiu que eles continuassem vivos até a conquista da terra prometida. Ninguém da primeira geração do povo que estava no deserto, com exceção deles, chegou a terra, porque as suas murmurações não permitiram. Josué e Calebe, porém, enxergavam com os olhos da fé, não paravam diante do problema ou reclamavam, mas antes, fixavam seus olhos na grandeza de DEUS. Por esse motivo, DEUS honrou a postura deles, bem como sempre honrará aquele que o permanece firme nas dificuldades.

          Palavras de murmuração atrasam as bênçãos e impedem a ação de DEUS em nossas vidas, o que poderia ser feito em um curto espaço de tempo pode prorrogar-se por longos anos, não sendo por culpa de DEUS, mas por nossa, por culpa da nossa murmuração, incredulidade e impaciência. A murmuração sempre nos leva a tomar decisões próprias, sem consultar a DEUS, ela leva-nos a um caminho enganoso.

"Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra DEUS e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil." (Números 21: 4 e 5)

"As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR." (Exodo 16:8)

          Na realidade, toda murmuração é feita contra o próprio DEUS, pois toda vez que murmuramos a respeito de alguém, de uma situação ou de nós mesmos, estamos murmurando contra DEUS e contra os seus planos. A cada murmuração, afastamo-nos de DEUS e cedemos espaço para que o inimigo consiga, de alguma forma, influenciar-nos e prejudicar-nos.

"Não murmureis como alguns murmuraram, e foram destruídos pelo exterminador." (1 Coríntios 10:10)

          O apóstolo Paulo exortou a igreja de coríntios lembrando do que havia acontecido com a nação de Israel após a rebelião liderada por Coré contra os líderes levantados por DEUS - Moisés e Arão. Toda rebeldia contra autoridades levantadas por DEUS significa rebeldia contra o próprio DEUS, e isso resulta em juízo sobre a vida do rebelde. E qualquer ação do inimigo é amparada pela brecha espiritual e pela justiça de DEUS.

          Quando a pessoa murmura, ela automaticamente cede espaço ao inimigo e se distancia de DEUS. Quando a pessoa não murmura, mas glorifica a DEUS em qualquer situação, ela automaticamente paralisa a ação do inimigo e se aproxima de DEUS.

          Quer saber o quanto a murmuração esgota a paciência de qualquer um? Experimente permanecer ao lado de alguém que só sabe reclamar da vida, e que em tudo exalta os problemas e as dificuldades. É duro de suportar por muito tempo. Agora, pense na hipótese desse murmurador ser nós, qual seria a opinião de DEUS sobre nossa vida?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares